Logo Construmarket
Banner

Casa do Pátio

Casa do Pátio
As linhas retas e a pluralidade nas formas simples são alguns pontos presentes no design da Casa do Pátio. Imagens: Edgard Cesar
Casa do Pátio
Casa do Pátio
Casa do Pátio
Casa do Pátio
Casa do Pátio
Casa do Pátio
Casa do Pátio
Casa do Pátio
Casa do Pátio
Casa do Pátio
Casa do Pátio

Espaço único

Texto: Nuri Farias

De materiais naturais e mobiliário brasileiro, a simplicidade da Casa do Pátio é algo encantador no condomínio horizontal da cidade de Goiânia, em Goiás. O arquiteto Leo Romano usou do conceito de que a residência deveria ser aberta para o lazer, ao mesmo tempo em que todos os espaços pudessem ser utilizados cotidianamente. “A inspiração foi a integração”, afirma Leo.

De um lote vazio a uma área de 570 m² de construção, o projeto se desenvolve em um único pavimento. Seu diferencial é que a casa acomoda-se no terreno natural e setoriza as áreas em níveis, o que facilita os acessos. E o dimensionamento inicial a contempla.

Eficiência térmica e acústica

Para garantir a privacidade dos moradores, as fachadas externas possuem aberturas que sugerem, mas não revelam seu interior. Elas também permitem ventilação e iluminação natural abundantes, que garantem conforto térmico e acústico satisfatório. “Todos os ambientes são claros e banhados por intensa luz natural”, explica o arquiteto, que estudou cuidadosamente a questão da insolação para se certificar de que os cômodos receberiam apenas o sol da manhã.

Como todos os ambientes são voltados para o lazer, estabelece-se uma comunicação entre espaços e moradores. Sem contar com a parte interna do lote que se comporta como uma grande praça, trazendo mais proximidade com o interior. Com isso, o layout oferece a possibilidade de usabilidade completa da casa, pois a parte social apresenta portas de correr integradoras. “Quando abertas, os ambientes se tornam um espaço único”, comenta o arquiteto.

Arte brasileira

Todo o revestimento da residência foi feito de mármore limestone, importado de Portugal. Já o mobiliário tem uma atmosfera mais descontraída. Os desenhos brasileiros de Sérgio Rodrigues, Jader Almeida, Bernardo Figueiredo, entre outros, deram o ar elegante aos ambientes. “Gosto quando externamente a arquitetura desperta a curiosidade do observador. Nesta residência, isso acontece com frequência. O interior é uma surpresa bastante positiva”, revela o arquiteto.

Além de atributos como a automatização de luminárias, persianas e o sistema de som e TV, a residência tem outros destaques, como linhas retas, pluralidades nas formas simples, jardim vertical na área da piscina e bem-estar. Todos conceitos que passeiam livremente pelo projeto e que norteiam seu design.

Escritório

  • Local: GO, Brasil
  • Conclusão da obra: 2013
  • Área construída: 570 m²
Veja outros projetos relacionados