Logo Construmarket
Banner

Sargas Restaurante

Sargas Restaurante
Os espaços do Sargas Restaurante foram reformulados para fortalecer sua identidade e criar uma ambientação mais agradável e funcional. O projeto ganhou um forro quadriculado, nova iluminação e uma abertura direta para a rua. Imagens: Gabriel Castro
Sargas Restaurante
Sargas Restaurante
Sargas Restaurante
Sargas Restaurante
Sargas Restaurante
Sargas Restaurante
Sargas Restaurante
Sargas Restaurante
Sargas Restaurante
Sargas Restaurante
Sargas Restaurante
Sargas Restaurante

Restaurante colmeia

Texto: Nuri Farias

Inserido dentro do Mercure Hotel Belo Horizonte Lourdes, o Sargas Restaurante precisava de um reposicionamento completo do seu programa, que incluía a repaginação do espaço e a abertura direta para a rua – anteriormente inexistente –, permitindo o acesso dos hóspedes e do público em geral.

Os módulos foram executados em compensado naval laminado com fórmica colorida. Escolhemos esse material por resistir às intempéries e ter um apelo visual, através do uso dos planos coloridos Marcos Franchini

Para traçar o novo projeto de interiores da casa, os proprietários convidaram um time de peso da arquitetura e do design mineiro: Marcos Franchini Arquiteto, Mobio Arquitetura e Haruf arquitetura/design.

Especialista em culinária mineira contemporânea, o Sargas Restaurante ganhou, assim, um ambiente moderno e climatizado, com todas as comodidades para receber os clientes.

Reformulação

Foi elaborada uma estratégia de intervenção que previa a estruturação similar dos espaços para fortalecer a identidade visual do empreendimento e estabelecer uma continuidade entre o externo e o interno.

Para isso, nichos coloridos revestem a fachada e criam uma espécie de “colmeia” que realiza várias funções: sinaliza a entrada, funciona como anteparo/proteção para o novo deck e ambienta o bar, acoplando em si um novo projeto luminotécnico. Através dessa inserção, a percepção dos ambientes varia de acordo com a posição e horário em que são observados.

“Os módulos foram executados em compensado naval laminado com fórmica colorida. Escolhemos esse material por resistir às intempéries e ter um apelo visual, através do uso dos planos coloridos”, conta o arquiteto Marcos Franchini.

A área externa possibilita um espaço ao ar livre para os clientes Foto: Gabriel Castro

A estrutura externa sinaliza o restaurante, oferece aos hóspedes e clientes a possibilidade de um espaço ao ar livre e funciona como suporte para o paisagismo, que contribui para proteção da incidência solar na parte da manhã e para uma ambientação mais agradável.

Como uma das demandas era sinalizar e incentivar o contato do restaurante com a rua, foi criado um espaço de transição entre o espaço público e o privado com a criação de um deck externo, que recebeu um jardim e mesas menores para atender os clientes do bar. “As plantas das espécies columeia e asparagus contribuem para resguardar as mesas do deck, filtrar a luz e o barulho, e tornam a ambientação mais agradável”, expõe o arquiteto Gabriel Castro.

As plantas das espécies columeia e asparagus contribuem para resguardar as mesas do deck, filtrar a luz e o barulho, e tornam a ambientação mais agradável Gabriel Castro

Grande sofá

Todos os ambientes do estabelecimento são integrados e, através do programa proposto, fomenta-se a continuidade entre os diferentes espaços.

O restaurante conta com uma grande parede curva que, de certa maneira, dificulta o layout. “A solução que adotamos foi criar um grande sofá curvo de 18 m que acompanha toda a parede. Com isso, o espaço ganhou mais oito mesas que somam, pelo menos, 32 novos lugares”, revela o arquiteto Pedro Haruf.

Esse banco curvo com mesas menores agrupáveis substituiu os antigos bufês e ocupou o salão de forma mais dinâmica, visando a valorizar a arquitetura existente. Além de ajudar a preencher o ambiente, o sofá auxilia na questão acústica.

Forro quadriculado

Não houve alteração da área do restaurante, mas teve uma modificação completa da ambientação do salão, bar e lobby. A antiga decoração era carregada, com um grande painel de madeira escura que cobria toda parede ao fundo do salão. Junto com o piso em mármore e uma iluminação a pouco luz, essa madeira deixava o ambiente com um aspecto ‘datado’ e pouco convidativo.

Assim, esses painéis amadeirados foram substituídos por uma nova estrutura de forro quadriculado, que, com suas cores e iluminação, cria uma ambientação instigante para o lobby e gera uma unidade estética para o projeto.

Há, também, uma adega no ponto central do salão, que foi executada em vergalhões de aço e fechamento em vidro. “A adega consegue armazenar mais de 2 mil garrafas de vinho e é um grande destaque do ambiente”, menciona Haruf.

A adega foi construída no ponto central do restaurante e consegue armazenar mais de 2 mil garrafas de vinho Foto: Gabriel Castro

Projeto de iluminação

As luminárias pendentes que existiam no salão foram mantidas, porém, novos pontos de luz foram inseridos para que a iluminação geral do restaurante ficasse adequada. Além disso, a luz do lobby e do bar também fazem parte do novo forro.

Toda a iluminação do bar foi concebida em articulação com a estrutura modular do forro e do expositor de bebidas. Para projetar variações de ambientação, foram especificadas lâmpadas de facho fechado para focar nas mesas e, para uma iluminação difusa, foram utilizadas lâmpadas fluorescentes e difusores em acrílico, em circuitos separados que permitem a alternância, variação de intensidade e cenas luminotécnicas diferentes.

Castro observa que a iluminação com difusores também cria um efeito de aleatoriedade e modifica a percepção do forro, cuja estrutura de repetição modular adquire uma nova expressão gráfica com a iluminação acesa.

No expositor, o fundo é retroiluminado com fita de LED e difusor acrílico para ressaltar as bebidas. “Há sonorização dos ambientes e algumas caixas de som estão presentes no forro proposto, que são intercaladas com iluminações dimerizáveis, sprinklers e ar-condicionado”, conclui Franchini.

Escritório

  • Local: MG, Brasil
  • Início do projeto: 2016
  • Conclusão da obra: 2017
  • Área construída: 350 m²
Veja outros projetos relacionados