Uma reforma substancial transformou uma antiga residência térrea e mau conservada em um sobrado com três pavimentos, completamente arejado, com acabamentos modernos e arquitetura contemporânea – a Casa Shalom, situada em Brasília, no Distrito Federal.
A reforma não só renovou os espaços, como também ampliou a área construída de 400 para 1.100 metros quadrados. À frente do projeto arquitetônico e de interiores esteve Roberto Guedes, arquiteto e proprietário do escritório Bezalel Arquitetura, com sede na capital federal.
De acordo com Guedes, a Casa Shalom teve seu partido arquitetônico baseado nos princípios e valores da família que a adquiriu e que a ocupa hoje. “Aproveitamos a oportunidade de fazer uma reforma numa casa antiga, mas com uma boa estrutura e um terreno bem cuidado com bastante árvores frutíferas, que auxiliaram no paisagismo”, relata.
Com a revitalização e a construção dos novos pavimentos, foi possível fazer uma separação funcional e harmoniosa da área social com a área íntima. A primeira ficou no térreo, que conta com hall de entrada, conectado a um escritório com banheiro, salas de estar e jantar, varandas integradas ao jardim, espaço gourmet, piscina, sauna e banheiros, academia, além de duas semi suítes para hóspedes, cozinha, área de serviço, dependência completa de empregada e garagem para três carros.
No primeiro andar foram criadas três suítes e a suíte máster (com 80 metros quadrados), todas com varandas espaçosas. No banheiro do casal, o destaque fica por conta da abertura zenital com teto de vidro para ver as estrelas nas noites.
O segundo andar é, na verdade, um terraço, uma área skygarden na cobertura para contemplação da bela vista que há na localidade.
Para melhorar a acessibilidade, foi instalado um elevador, que conecta os pavimentos. Foi construída também uma escada em mármore travertino, que começa no living e termina no corredor para os dormitórios, no andar superior.
Na reforma, uma das demandas foi criar um sistema de automação, por isso a casa é toda gerida por aplicativo de celular.
Como a morada está situada próximo ao aeroporto de Brasília, foram utilizadas janelas e portas de vidros acústicas para reduzir o ruído das aeronaves. Além disso, as paredes foram feitas com tijolos deitados, ampliando sua eficiência térmica.
“Também implantamos painéis de energia solar para geração de energia, temos reaproveitamento de águas pluviais e reservatório de amortecimento”, finaliza Roberto Guedes.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados