A proposta do escritório Basiches Arquitetos Associados para o projeto arquitetônico do Apartamento GO visou a integração dos ambientes, tendo como pano de fundo o uso de revestimentos cimentícios no piso e paredes, de forma neutra e contínua.
“O projeto traz consigo um pouco do conceito de loft, com espaços multiúsos e integrados, de circulação fácil e propício para a convívio dos moradores e visitantes”, explica o arquiteto José Ricardo Basiches.
De acordo com o arquiteto e sócio Ronaldo Shinohara, a premissa foi conjugar simplicidade e funcionalidade usando uma linguagem contemporânea. “Desejávamos criar espaços dinâmicos, evitando compartimentações”, complementa.
A planta original do apartamento apresentava três suítes, mas, com a reforma, uma delas foi incorporada à suíte máster. Além disso, parte do closet original da suíte máster foi incorporado ao estar, possibilitando ao espaço abrigar o home office.
Na sala de estar, os arquitetos projetaram uma marcenaria com nichos na parte superior, junto a viga entre o estar e o terraço gourmet. Esta marcenaria se extende por toda a viga e continua na parede adjacente, indo de encontro até a adega climatizada, próximo a porta de acesso, configurando assim uma moldura para a TV e o aparador baixo.
Para combinar com o pano de fundo neutro, a marcenaria foi revestida com acabamentos em tom de cinza.
“O design é um dos diferenciais do projeto de interiores. Além de termos desenhado toda a marcenaria, escolhemos móveis com linguagem contemporânea”, conta Basiches.
Shinohara lembra que a integração dos espaços permitiu uma iluminação natural privilegiada e ambientes mais ventilados, contribuindo para uma maior eficiência energética e térmica.
A integração do terraço gourmet, da sala de estar e da cozinha ocorreu através da retirada dos caixilhos existentes. Na parede que faz divisa com o lavabo foi aplicado um papel de parede que imita madeira de demolição, cuja proposta era a de ‘aquecer’ o ambiente. Para dar ainda mais destaque a este revestimento, uma sanca iluminada foi criada em toda a extensão do volume.
A porta do lavabo também recebeu a aplicação do papel de parede para que ficasse mimetizada e camuflada, valorizando ainda mais a volumetria proposta. Internamente o lavabo conta com uma parede adesivada com temas geométricos e cores fortes. A parede da bancada do lavatório foi toda revestida em espelho para conferir sensação de maior amplitude.
O uso de cores fortes se faz presente no sofá – revestido com tecido em tom de vinho – e na mesa lateral amarela, contrastando com a neutralidade dos acabamentos e elementos de marcenaria. Os quadros com cores fortes reforçam o partido proposto, de utilização estratégica da cor em apenas em alguns elementos contrastando com o cinza neutro de fundo.
Na cozinha, a cor preta predomina nos armários e bancadas. A tonalidade cinza foi aplicada no revestimento em fórmica, imitando inox nas paredes e nos eletrodomésticos.
Escritório
Termos mais buscados