Alegre e colorido, o projeto do bar Morada Mexicana teve como premissa trazer elementos que remetessem ao México de uma forma não caricata. Além do bar, estava no planejamento implantar a fabriqueta, uma pequena fábrica de insumos da culinária local, e um espaço para comercialização dos mesmos.
Num terreno de 165 m², o escritório Balsa Arquitetura traduziu o desejo das proprietárias e deu continuidade à imagem descontraída já existente no local, utilizando recursos espaciais de layout que reforçam o clima e atendem às novas demandas de forma eficiente.
Na reforma, a antiga loja foi destinada ao bar e à lojinha. O espaço recebeu um novo balcão-ilha em marmorite, que se comunica com todos os ambientes. A lojinha, por sua vez, foi demarcada pela inclusão de uma estante modular próxima à porta principal de acesso, com design que permite retirar e incluir mais prateleiras conforme a demanda de produtos à venda no momento.
O lado esquerdo do imóvel, antes uma garagem escura e abafada, recebeu uma nova cobertura com rasgos na lateral que permitem a entrada de iluminação e ventilação naturais. O objetivo foi tornar a área externa mais convidativa, como uma extensão da calçada pública.
Na parte posterior do lote, foi instalada a cozinha do bar e a fabriqueta, que receberam revestimentos em cores quentes, mais mesas e um fechamento em vidro voltado para a área da calçada interna, que permite a visibilidade dos processos de produção.
Cartão de entrada da Morada Mexicana, a fachada e as alvenarias receberam pintura em tom de azul já existente no prédio em que a loja está instalada, respeitando o entorno e deixando a explosão de cores para o espaço interno.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados