Logo Construmarket
Banner

Centro de Saúde Barrhead

Centro de Saúde Barrhead
Com instalações mais modernas e visual inovador, centro de saúde passará a oferecer à comunidade serviços integrados e atendimento de assistência social. Imagens: Tom de Gay
Centro de Saúde Barrhead
Centro de Saúde Barrhead
Centro de Saúde Barrhead
Centro de Saúde Barrhead
Centro de Saúde Barrhead
Centro de Saúde Barrhead
Centro de Saúde Barrhead
Centro de Saúde Barrhead
Centro de Saúde Barrhead
Centro de Saúde Barrhead

Atendimento organizado

Texto: Marina Cabral

Um centro comunitário moderno e flexível, projetado para oferecer serviços médicos primários ao público – além do atendimento social a domicílio. O Centro de Saúde e Atendimento Barrhead – como é conhecido – está localizado em Renfrewshire, no Reino Unido. Possui em suas instalações uma zona clínica, dois consultórios odontológicos, três consultórios de clínicos gerais, uma clínica de saúde sexual e um departamento de podologia e fisioterapia. Seus departamentos garantem total privacidade aos pacientes.

A equipe de Londres do escritório Avanti Architects, responsável pelo projeto, destaca a facilidade de locomoção e identificação dos serviços oferecidos dentro do centro. “O uso de cores na comunicação visual permite acesso direto a muitos departamentos, ligando o usuário às recepções de cada serviço oferecido. A criação de ambientes atraentes, com espaços generosos e muita iluminação natural proporcionam apoio aos pacientes e satisfação pessoal aos funcionários”, ressaltam.

Muitos dos serviços disponíveis atualmente não eram oferecidos antes da obra. Para implantá-los, o processo de modernização e racionalização foi pensado de forma minuciosa, visando aliviar a demanda nos hospitais e aumentar os métodos avançados de tratamento para os pacientes. “O prédio foi implantado em contextos distintos: de um lado, há um centro comercial e, de outro, há um parque. Na parte que dá vista para o centro comercial, foi implantado o edifício em três andares, que complementa os escritórios adjacentes em escala e uso”, explicam os arquitetos. Além disso, a equipe se preocupou em garantir segurança aos pacientes, com circuitos internos de televisão nas áreas externas e planejamento cuidadoso nas recepções e salas de espera.

Soluções eficientes

De acordo com os arquitetos, o edifício foi concebido para complementar as edificações vizinhas e faz parte de um plano diretor de longo prazo para melhorar o centro da cidade. “A luz natural entra no átrio central de pé-direito triplo com vista para um parque. As áreas clínicas estão localizadas nos pisos térreo e primeiro, com fácil acesso (e rota de fuga) para usuários de cadeiras de rodas”, explicam.

A fachada do edifício possui duas torres de escada revestidas de pedra. “Ele foi projetado para ser sustentável com uso intenso de iluminação natural e maximização da iluminação artificial. O aquecimento no inverno e resfriamento no verão são obtidos por uma bomba de calor terra-fonte ligada a uma instalação geotérmica sob o estacionamento”, concluem.

 

Escritório

  • Local: IN, Reino Unido
  • Início do projeto: 2007
  • Conclusão da obra: 2011
  • Área do terreno: 6.000 m²
  • Área construída: 5.500 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados