Projetar a nova sede da Fox International Channels do Brasil significava criar um ambiente diferenciado com identidade própria para o escritório, onde todos os ambientes – recepção, salas de reunião e especialmente a área operacional tivessem um caráter próprio. “O objetivo é permitir que você saiba que está dentro da Fox, independente do ambiente onde estiver. Tudo isso com custos baixos e facilidade de execução, mas sem utilizar elementos clichês de decoração”, ressalta Sérgio Camargo, autor do projeto e titular da SCAA.
A necessidade de um novo layout surgiu a partir do crescimento da empresa em São Paulo. Com 16 anos no Brasil, a Fox iniciou em um espaço com apenas 150 m², expandiu para 400 m² e hoje ocupa 800 m² em um andar e meio de um edifício criado por Botti Rubin, na Vila Olímpia, bairro da zona sul.
A inspiração para a reforma começou pela própria identidade da empresa, que remete a projeções, explica Sérgio. “Criamos formas que irradiam de um lado a outro e fazem referência a filmes – a matéria-prima dos canais. Por outro lado, esta 'dinâmica fluida' dialoga com a fachada sinuosa do prédio e traduz uma continuidade entre todos os departamentos”, completa.
A reforma de interiores atendeu às necessidades das áreas comercial, produto e administrativo- O objetivo é permitir que você saiba que está dentro da Fox, independente do ambiente onde estiver. Sergio Camargo financeiro. Eram preciso 200 postos de trabalho, salas de reuniões para quatro, oito e dez pessoas, saletas para reuniões dentro do espaço operacional e três recepções – uma principal e duas segregadas para as empresas adjuntas da agência –, além dos setores técnicos e de apoio. Cada grupo foi ordenado em salões independentes, cujas bancadas de trabalho encontram-se distribuídas perpendicularmente à fachada ondulada.
A disposição e o comprimento das mesas, projetadas para seis, oito, dez ou 12 lugares, refletem o movimento da volumetria do edifício e ainda aproveitam a iluminação natural e a vista panorâmica da cidade. A marcenaria comporta módulo para arquivar materiais e cada funcionário dispõe de um nicho com portas de correr para acomodar os objetos pessoais.
Enquanto as áreas operacionais ocupam o centro da planta, os apoios concentram-se na periferia do site. Salas de diretores, vice-presidente e presidente ganharam divisórias de vidro temperado incolor de dez milímetros, que não tocam o teto, mas favorecem a privacidade necessária a esses ambientes, ao mesmo tempo em que preservam a transparência.
O vidro recebeu adesivo vinílico com padronagem desenvolvida com o logo da empresa a partir da fragmentação da palavra ‘Fox’. “Usado nas salas de reunião e recepções, trata-se de uma forma sutil, diferenciada e transparente de leitura da logomarca institucional”, reflete o arquiteto.
Ângulos agudos e linhas orgânicas se contrapõem. Separando os dois salões principais, localizados na Criamos formas que irradiam de um lado a outro e fazem referência a filmes – a matéria-prima dos canais Sergio Camargo curva – reflexo da fachada orgânica do edifício –, um elemento com forro, pisos e divisórias diferenciados rompe o padrão ortogonal predominante nos espaços funcionais. Ele evidencia as curvas naturais da edificação e sinaliza a volumetria peculiar do prédio desde a recepção, onde se incorporou o hall dos elevadores.
O volume se dobra articulando salas de reunião e ilhas de edição de áudio e vídeo, e tanto a iluminação quanto o pé-direto se distinguem no salão, que tem altura de 2,65 m – 25 centímetros a mais do que o encontrado nos outros ambientes. O dinamismo é acentuado pela oposição entre as paredes orgânicas de gesso acartonado e os ângulos agudos dos fechamentos em vidro temperado. As curvas conduzem a uma entrada afunilada, que se abre em direção ao lounge e à vista externa.
As sancas iluminadas e o piso de linóleo preto em manta valorizam o efeito curvo das paredes. Sérgio ressalta que o principal motivo da escolha do piso foi o aspecto limpo que ele transmite e a facilidade de manutenção. Esses aspectos são primordiais quando se trata de um ambiente de escritório, com piso elevado, que exige fácil acesso para o caso de complementações e manutenção. “Por isso decidimos pelo tipo linóleo em placas reposicionáveis, aplicado na maioria das áreas. Já nas recepções e salas de reunião, onde não há esta necessidade, optamos pelo piso de linóleo em manta”, expõe Sérgio.
As cores do piso das salas de reunião variam entre o vermelho e o azul. Sérgio explica que as vibrantes tonalidades, além de contrastarem com a cor preta usada no chão das recepções, geram por si só uma identificação das salas. “Elas passam a ser chamadas de 'sala vermelha' ou ‘sala azul' de cada andar”, exemplifica. Já a cor escura das recepções está em consonância com a ideia conceitual de projeção utilizada para imprimir a identidade da empresa.
No quinto pavimento foram distribuídos uma pequena sala de espera, duas salas de reunião, o setor administrativo-financeiro, a sala de almoço/ copa e o departamento de T.I. Nele um grande CPD para servidores, links, equipamentos de áudio e vídeo e unidades de arquivamento de dados. Para a total segurança, a sala tem um sistema de ar-condicionado exclusivo, protegido contra incêndio por gás FM-200.
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