O projeto da Torre Malcher, da ArrudaMota Arquitetura, vai além da tipologia comum adotada pelos edifícios comerciais encontrados em Manaus. O programa busca o aproveitamento inteligente e otimizado dos espaços, a começar pelos acessos individuais que separam a torre em duas partes, uma para salas médicas e outra para business.
Essa distribuição influencia no partido arquitetônico, marcado por um grande vão sombreado. “A escolha do grafismo a partir da pele de vidro e dos painéis de ACM no revestimento das fachadas cria muito mais do que um conceito arquitetônico contemporâneo, mas sim o perfeito equilíbrio entre o sombreamento e as áreas de abertura do edifício”, afirma Bruna Arruda, arquiteta responsável pelo projeto.
Os desenhos formados pelo grafismo nas fachadas em conjunto com a volumetria e a inclusão de jardins nos pavimentos também contribuem para diminuir a exposição excessiva ao sol. “O empreendimento foi planejado visando à certificação sustentável. Este conjunto de detalhes é um diferencial no mercado, pois até 2013 não há nenhum empreendimento em Manaus com selo de sustentabilidade. Além disso, resulta em espaços inteligentes, bem planejados, mais salubres, com economia em energia e água, facilidade de manutenção no edifício, entre outros itens previstos”, ressalta Bruna.
Escritório
Termos mais buscados