Logo Construmarket
Banner

Edifício Kiev 104

Edifício Kiev 104
As esquadrias ocupam toda a fachada do Edifício Kiev 104 e, quando abertas, criam um vão de 6,4 metros. Imagens: Marcelo Donadussi
Edifício Kiev 104
Edifício Kiev 104
Edifício Kiev 104
Edifício Kiev 104
Edifício Kiev 104
Edifício Kiev 104
Edifício Kiev 104
Edifício Kiev 104
Edifício Kiev 104
Edifício Kiev 104
Edifício Kiev 104
Edifício Kiev 104
Edifício Kiev 104
Edifício Kiev 104
Edifício Kiev 104
Edifício Kiev 104
Edifício Kiev 104
Edifício Kiev 104
Edifício Kiev 104
Edifício Kiev 104
Edifício Kiev 104

Fachada livre

Texto: Thais Matuzaki

A rua Kiev, localizada no bairro Passo D´Areia, zona norte de Porto Alegre (RS), é cercada por muitas árvores. No número 104, especificamente em frente à Praça Ucraniana, um edifício desfruta desse cenário bucólico, com a fachada formada apenas por esquadrias. A ideia do escritório Arquitetura Nacional era estabelecer uma franca conexão dos apartamentos com a paisagem, mas ainda assim propiciar um convívio individualizado a cada morador.

É a partir dessa lógica que o Edifício Kiev 104 se configura sobre o lote retangular: as unidades têm plantas em L, de modo que a parte mais larga (voltada para a rua) recebe as áreas sociais, enquanto a de maior comprimento (aos fundos) acomoda os dormitórios, ganhando maior privacidade.

Segundo a arquiteta Paula Otto, a construção do prédio surgiu de um desejo pessoal do casal de arquitetos Eduardo Maurmann e Elen Balved Maurmann – parceiros de Otto no Arquitetura Nacional e também responsáveis pelo projeto arquitetônico . “Eles queriam morar próximos à família. A ideia era permitir que o filho repetisse suas histórias de infância, crescendo junto aos avós”, comenta.

Áreas íntimas privilegiadas

Paula Otto afirma que o objetivo do projeto era proporcionar um convívio individualizado e muita privacidade aos moradores do Edifício Kiev 104. Isso implicava priorizar a configuração dos apartamentos em detrimento das circulações e dos espaços condominiais. “Nós otimizamos essas áreas para liberar espaço para as unidades, permitindo que elas contassem com 136,70 m²”, explica.

Assim, cada apartamento ocupa um andar inteiro do prédio. Além do direito a duas vagas de garagem (térreo), os moradores têm espaço suficiente para acomodar um programa comum (sala e cozinha) com até três dormitórios. Levando em conta a privacidade dos usuários, os ambientes sociais – que se destacam pela laje de concreto aparente – ficam à frente do lote, enquanto os quartos permanecessem nos fundos.

As áreas socias se destacam pela laje de concreto aparenteFoto: Marcelo Donadussi

Um trunfo do projeto foi posicionar as áreas molhadas em duas extremidades, dando flexibilidade de planta baixa na área íntima dos apartamentos. Para Otto, é possível organizar tanto uma situação mais tradicional quanto uma versão um pouco mais diferente, como uma grande suíte com closet anexo ao escritório, por exemplo.

Com a laje plana, os apartamentos seguem livres de vigas, as quais foram empregadas apenas no núcleo central de circulação do edifício, onde passam despercebidas. Outra vantagem desse tipo de estrutura é que ela possibilita um pé-direito com 2,8 metros de altura.

Esquadrias

Além da disposição dos apartamentos ser diferenciada, o Edifício Kiev 104 expõe na fachada frontal sua principal característica: as esquadrias, cujas folhas de vidro medem 3,2 x 2,4 metros e ocupam toda a face do prédio. Ao se abrir, a janela da sala de estar oferece um vão livre de 6,4 metros, com vista voltada para a praça.

Para intensificar a sensação de amplitude, as esquadrias foram fixadas na parte frontal da viga, assim nem mesmo os trilhos atrapalham o visual. Na descrição de Otto, “a sala inteira se transforma em uma grande varanda”.

Escritório

  • Local: RS, Brasil
  • Início do projeto: 2014
  • Conclusão da obra: 2016
  • Área do terreno: 297 m²
  • Área construída: 1000 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados