Para fazer parte do Centro de Arte Contemporânea Inhotim, localizado em Brumadinho, Minas Gerais, a Galeria Cosmococas foi implantada em uma área de expansão do parque. O moderno edifício, idealizado com o propósito de reunir cinco obras da série Cosmococa (1973), de Hélio Oiticica e Neville d´Almeida, foi construído em um terreno de declividade acentuada com um belo telhado verde que o integra à paisagem circundante.
De acordo com a arquiteta Paula Zasnicoff, do escritório Arquitetos Associados, é essa relação entre o edifício e seu entorno a característica principal do projeto. “A obra é uma intervenção radical na topografia, que reforça sua presença ambígua como um artefato de pedra construído quando vista de baixo, e como uma cobertura verde quando vista do alto”.
Estruturada em concreto a Galeria Cosmococas recebeu vedações em alvenaria nas áreas interna e externa, além de placas de pedra lagoa santa no hall de entrada. Nas salas, dispostas de forma independente, as paredes em drywall contam com isolamento termoacústico e são adequadas para a instalação e configuração das obras de arte.
A galeria é composta por cinco salas expositivas que não obedecem a uma hierarquia, para que os visitantes transitem de forma livre. As obras do programa Cosmococa são transmitidas por projeções nas paredes escuras de pé-direito duplo.
Escritório
Termos mais buscados