O Edifício Institucional BHTEC foi projetado para abrigar a administração do Parque Tecnológico de Belo Horizonte e um condomínio de empresas responsáveis pela pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Localizado ao lado do Campus da Universidade Federal de Minas Gerais, o terreno do parque possui vasta área de preservação ambiental.
Os espaços públicos foram planejados com aberturas, integrados à paisagem natural. De acordo com Bruno Santa Cecília, do escritório Arquitetos Associados, o uso de sistemas construtivos industrializados com alta capacidade de desmonte e reutilização foi primordial para a eficiência e sustentabilidade da obra. “A abordagem arquitetônica ambientalmente eficiente garantiu racionalidade construtiva, rapidez de montagem, redução dos desperdícios e limpeza no canteiro de obras. Além disso, o projeto incorpora princípios de redução dos impactos ambientais, como a correta orientação do edifício para proteção solar das fachadas e adoção de sistemas de captação e reuso de águas pluviais”, explica.
Outro destaque é a priorização da acessibilidade universal. O trânsito para pessoas portadoras de necessidades especiais é facilitado nos dois acessos do edifício.
Elementos vazados de concreto em faixas intercaladas foram utilizados nas fachadas, criando uma barreira de atenuação da radiação solar. O edifício possui estrutura mista de concreto e aço, e vedações tipo stell frame.
Escritório
Termos mais buscados