Logo Construmarket
Banner

SR House

SR House
A reforma do apartamento SR House, assinada pelas arquitetas do escritório Arquitetando Ideias, dispensou intervenções estruturais e utilizou materiais naturais. Imagens: Marcelo Donadussi
SR House
SR House
SR House
SR House
SR House
SR House
SR House
SR House
SR House
SR House
SR House
SR House
SR House
SR House
SR House
SR House
SR House
SR House

Moderno e funcional

Texto: Nuri Farias

De autoria das arquitetas Carla Tortelli e Luana Fernandes, sócias do escritório Arquitetando Ideias, o retrofit do apartamento SR House, em Porto Alegre (RS), trouxe ao espaço modernidade, aconchego e funcionalidade.

Intervenções estruturais não foram necessárias, sendo acrescentados apenas alguns elementos na composição do ambiente. Um dos destaques ficou por conta da porta que separa a área social da área íntima, garantindo a privacidade dos moradores.

Outra parte que foi acrescida no retrofit do SR House é o nicho onde se encontra a televisão. As arquitetas explicam que nesse espaço existia somente o volume da churrasqueira e a parede com algumas saliências. “Optamos por aumentá-lo para criar algo mais robusto e uniforme”, relatam.

Concepção do projeto

A preferência dos moradores por materiais naturais capazes de trazer aconchego aos ambientes foi o ponto de partida do projeto. Isso explica, por exemplo, a aplicação dos tijolinhos na parede e da madeira natural no banco e na bancada – espaços que se tornaram verdadeiros "xodós" dos proprietários.

A cozinha foi outra área do SR House a receber um cuidado especial, uma vez que os moradores apreciam muito cozinhar e dedicam um bom tempo fazendo isso. “Como ela é relativamente pequena, tivemos de pensar no layout de forma a deixar o ambiente o mais funcional possível, conseguindo encaixar todos os equipamentos”, disseram Tortelli e Fernandes.

O volume robusto em que está a televisão possui um armário na parte de cima Foto: Marcelo Donadussi

O formato em ‘L’ escolhido para a cozinha trouxe praticidade para o preparo das refeições. O armário aéreo mais baixo fica mais acessível e acomoda praticamente todas as louças usadas com mais frequência. “Optamos por não fazer armário aéreo nas duas paredes do ‘L’ para não deixar o visual pesado, já que o espaço é pequeno”, completam as arquitetas.

Iluminação sustentável

No projeto luminotécnico das salas de estar e jantar, optou-se por não fazer o rebaixo com gesso para não reduzir o pé-direito, já que é um ponto tão agradável do SR House. Com isso, a saída foi trabalhar com os trilhos eletrificados pretos, mais os spots cênicos da mesma cor, nos pontos de luz existentes no apartamento.

Segundo Tortelli e Fernandes, na parte da mesa de jantar foi posicionado um trilho paralelo à parede dos tijolinhos para iluminá-la; outro foi inserido perpendicularmente à parede buscando destacar o volume formado pela televisão, sofá e também os tijolinhos.

O forro de gesso da cozinha e lavanderia acabou sendo mantido. “Usamos placas de LED retangular na cozinha e quadrada na lavanderia, com luz branca para iluminar bem essas áreas de trabalho. Além disso, para clarear a área da cuba, usamos fita, também de LED, embutida embaixo do armário aéreo”, concluem as arquitetas.

Escritório

  • Local: RS, Brasil
  • Início do projeto: 2015
  • Conclusão da obra: 2015
  • Área construída: 55 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados