Com o crescimento da Arquea Arquitetos, os sócios sentiram a necessidade de aumentar o escritório. A ‘caixa’ de madeira e vidro parece flutuar sobre a grama. De acordo com o arquiteto Fernando Caldeira de Lacerda, ela foi construída com fundação leve de forma rápida e econômica. “Como o imóvel onde o anexo foi construído não é propriedade da empresa, pensamos em um projeto que pudesse facilmente ser desmontado, transportado a outro local e remontado. Desta forma o investimento na ampliação não seria totalmente perdido no caso de desocuparmos o imóvel”, explica.
Pórticos de madeira foram executados na horizontal para dar forma à sede, erguidos um a um sobre duas grandes peças de madeira que assentam o soalho - descarregadas em pequenos pilares de concreto. Fernando explica que, apesar de ser apenas uma pequena caixa de madeira versátil, projetada para implantação em qualquer lugar, o resultado foi diferente. “O volume possui presença física forte, parece pertencer ao lugar, talvez por sua leveza e simplicidade – adjetivos que na arquitetura trazem sempre bons resultados”, destaca.
A caixa possui duas laterais menores, vedadas por empenas de cedro. O vidro temperado foi utilizado para fechar as duas laterais maiores. Uma das faces grandes se abre para um muro com trepadeiras, e a outra, fechada com vidros fixos jateados, proporciona a privacidade necessária. “Para completar, os pisos de compensado naval com pintura epóxi e o teto fechado com forro MDF, isolante e telha ecológica travam a estrutura”.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados