Para ampliar a academia de ginástica Competition, localizada na zona oeste de São Paulo, um novo bloco – ou anexo – foi construído com composição moderna. O design projetado com estrutura em aço e fechamento em vidro foi escolhido propositalmente pelo escritório de arquitetura Arqdonini para contrastar com o prédio já antigo. Após a implantação, o anexo passou a ocupar espaço em uma grande esquina – ganhando mais visibilidade.
De acordo com o arquiteto Marco Donini, o anexo não poderia ser muito diferente do prédio principal. “Optamos por realçar ainda mais as características técnicas – que na ocasião eram bem inéditas – para não esconder nada. Ou seja, criamos a identidade com os próprios elementos estruturais, de vedação, de cobertura etc. Isso balizou todo o projeto”, explica.
A partir de um desnível no terreno, o anexo foi construído com mais um pavimento – totalizando quatro. O térreo tem espaços explorados por terceiros e seu acesso é independente. Os outros três andares abrigam os ambientes voltados às atividades esportivas. A conexão entre os dois prédios é feita pelos terraços envidraçados e uma caixa de escada de segurança – que viabiliza a circulação vertical. “O projeto é muito simples no traçado reto, porém minuciosamente detalhado nos quesitos fundamentais de instalação – vedações, impermeabilizações e, principalmente, os materiais de acabamento”, destaca o arquiteto.
As lâmpadas internas da edificação foram instaladas em um vazio para esconder parcialmente as vigas. “A iluminação de cada sala utiliza as próprias vigas metálicas de sustentação das lajes como suporte para as lâmpadas e difusores de vidro leitoso”.
O arquiteto também ressalta o uso do vidro e do sistema pré-moldado. “Quase tudo é pré-moldado – pilares e vigas metálicas, lajes em concreto, cobertura – e quase toda a vedação é feita por vidros temperados ou laminados na cor laranja. O prédio parece um aquário, mostra as atividades internas aos passantes; e a cidade aos usuários”, conclui.
Escritório
Termos mais buscados