Não é apenas por seu arrojado ar contemporâneo que o edifício criado pelo escritório Arqdonini se destaca. Para os arquitetos responsáveis, Marco Donini e Francisco Zelesnikar, o principal atributo da torre recai em suas qualidades de eficiência na categoria de uso misto.
“Hoje muito se discute sobre novos caminhos de urbanismo para São Paulo e um dos itens constantes nessas conversas é justamente a interação de usos nas edificações, como forma de democratizar acessos, ampliar passeios e, principalmente, integrar pessoas. Esse prédio alia tudo isso, se tornando referência de seu entorno”, diz Donini.
O edifício de uso misto reúne comércio, serviços e consultórios, equilibrando atividades com a dinâmica urbana. Conciliar o fluxo de atividades, automóveis e pedestres em situações como essas, porém, nunca é fácil. “Para isso, o posicionamento de pilares teve que ser minuciosamente estudado junto ao calculista, para coincidir com o melhor aproveitamento das vagas e, principalmente, não desarranjar cada layout específico dos diferentes andares”, explica Zelesnikar.
O estudo também foi feito para evitar transições de pilares custosas e inconvenientes. O terreno favorável e a fundação simples, feita a partir de tubulões e estaqueamento, facilitaram a operação.
O visual moderno esconde também a funcionalidade, segundo os sócios do Arqdonini: “Criamos como identidade do edifício um sistema formado por balanços de abas, que funcionam como beirais de sombreamento de cada andar, aliados a brises em alumínio, que também escondem os aparelhos de ar-condicionado”, contam.
A proposta possibilitou a adoção de panos mais generosos de vidro, assegurando luz natural para todos os ambientes de cada conjunto. Assim, as abas ajudam a resolver questões climáticas, aliando conforto à economia de energia.
Escritório
Termos mais buscados