Logo Construmarket
Banner

Casa Ateliê

Casa Ateliê
Com 382 m² de área construída, a Casa Ateliê é a morada e o refúgio de um artista plástico que escolheu fazer da natureza sua principal fonte de inspirações. Imagens: Favaro Jr.
Casa Ateliê
Casa Ateliê
Casa Ateliê
Casa Ateliê
Casa Ateliê
Casa Ateliê
Casa Ateliê
Casa Ateliê
Casa Ateliê
Casa Ateliê
Casa Ateliê
Casa Ateliê
Casa Ateliê
Casa Ateliê
Casa Ateliê
Casa Ateliê
Casa Ateliê
Casa Ateliê

Volumes contemplativos

Texto: Giullia Souza

A Casa Ateliê tinha a missão de ser um espaço de inspiração e refúgio artístico para um artista plástico apaixonado pela profissão. Projetada pelo escritório ArqExact, a morada está localizada em Arujá, região metropolitana de São Paulo, em um terreno abraçado pela natureza e livre de barreiras.

De acordo com o arquiteto Daniel Gil, a concepção como um todo foi bastante desafiadora, mas, por se tratar de um terreno com formato irregular e solo úmido, a maior dificuldade foi acomodar as instalações necessárias sem ultrapassar a área permitida e causar intervenções excessivas no local.

O programa

Simples e objetivo, o programa foi fielmente desenhado de acordo com os desejos do cliente. O principal deles era que o local fosse totalmente livre de impedimentos, para que ele pudesse transitar com seu cavalete e direcioná-lo para a vista escolhida.

Sendo assim, o projeto foi separado em três grandes e distintos volumes, todos com aberturas voltadas para as fachadas leste e sul da casa, possibilitando a vista para a paisagem, composta por uma área de preservação permanente.

Espaços amplos e integrados constituem a atmosfera da morada Foto: Favaro Jr. 

No primeiro nível, um amplo espaço funciona como garagem-ateliê, já que, além de abrigo para os carros, será utilizada para esculpir toras de madeira e transformá-las em obras de arte. No segundo e principal nível, que possui a entrada principal e todos os ambientes integrados, é onde o artista pode pintar suas telas e receber convidados. Por fim, o último pavimento é destinado à suíte do morador, a uma sala de inspirações e à exposição das vívidas criações, que contrastam com a monocromia da arquitetura.

Complementares

Majoritariamente concebida pelo ArqExact, a residência conta com materiais essenciais, como o concreto, o aço, a madeira e o vidro, incapazes de tirar o destaque da paisagem e das composições artísticas.

No paisagismo, a natureza se sobrepõe, ornando com o toque dado pelo escritório, que apostou na planta Guaimbê para compor a fachada frontal, onde a única abertura existente no paredão de concreto se dá por uma porta pivotante de aço.

Discreto e simultaneamente moderno, o design de interiores, que é baseado no conforto e no conceito arquitetônico, conta com peças moldadas in loco para o cliente, como a bancada e a ilha da cozinha.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Área construída: 382 m²
Veja outros projetos relacionados