A partir da fachada principal com suas duas aberturas, é possível adentrar a garagem e o acesso social da residência – localizada em um condomínio de Maringá. Com uma visão minimalista, o escritório ARQ+ Arquitetura usou a orientação solar como fio condutor do projeto. “O lado mais extenso do terreno – e, consequentemente, a fachada principal – estava voltada para o oeste. Constatamos então a necessidade de projetar uma casa com poucas aberturas, para que todos os ambientes pudessem contemplar uma área de lazer voltada para o leste”, explica o arquiteto responsável pelo projeto Edson Cardoso Pereira.
Composta por dois volumes, a residência possui uma planta extremamente racional. “Com poucas alvenarias internas, os ambientes sociais se integram e contemplam o lazer. A racionalização do layout se expressa na volumetria de formas simples, basicamente composta pela sobreposição dos pavimentos”, destaca.
O arquiteto também ressalta o espaço externo, composto por uma piscina bem no centro – vista a partir dos ambientes de uso comum localizados no térreo: sala de jantar, estar, espaço gourmet e churrasqueira. “Essa área aberta conecta visualmente todo setor social da casa, auxilia na iluminação e ventilação e permite que os moradores recebam suas visitas com conforto e comodidade”.
A casa foi implantada com uso de concreto e madeira – toda estruturada em alvenaria. “Para garantir a forma leve todas as vigas são invertidas e, as lajes, impermeabilizadas. Um painel de madeira reveste a alvenaria externa da fachada principal”, conclui.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados