Logo Construmarket
Banner

Casa Piedade

Casa Piedade
O escritório de arquitetura Arkitito projetou, em Piedade (SP), a Casa Piedade. O terreno fica à beira da represa e é fruto da união de dois lotes, que totalizam 13 mil metros quadrados de área. Imagens: Manuel Sá
Casa Piedade
Casa Piedade
Casa Piedade
Casa Piedade
Casa Piedade
Casa Piedade
Casa Piedade
Casa Piedade
Casa Piedade
Casa Piedade
Casa Piedade
Casa Piedade
Casa Piedade
Casa Piedade
Casa Piedade
Casa Piedade
Casa Piedade
Casa Piedade
Casa Piedade
Casa Piedade

Ao redor de uma varanda

Texto: Naíza Ximenes

Varanda ao redor de uma casa? Não! Casa ao redor de uma varanda. Em poucas palavras, é assim que os arquitetos Chantal e Tito Ficarelli, sócios fundadores do escritório Arkitito, descrevem o projeto da Casa Piedade. Eles são antigos parceiros do casal de proprietários, que já tinha um terreno à beira da represa na cidade de Piedade (SP). Quando o casal comprou o lote adjacente com 13 mil metros quadrados de terras livres, decidiu colocar nas mãos dos arquitetos e deixar sua criatividade fluir.

Clique aqui, siga o canal da Galeria da Arquitetura no WhatsApp e receba os melhores conteúdos sobre arquitetura no seu celular.

Apesar de já terem uma casa no lote inicial, ela já não supria as necessidades dos proprietários, que não quiseram aproveitar nada da antiga construção, além de algumas das estruturas de lazer. Assim, a principal solicitação era a criação de uma nova residência que pudesse acomodar confortavelmente a família e os amigos, mantendo uma integração harmoniosa com o ambiente natural e sem grandes movimentações de terra.

Distribuição

Em formato de “L”, o grande destaque da Casa Piedade é a varanda. “No desenrolar do estudo do projeto, nós entendemos que eles não queriam uma casa. É claro que a casa viria, mas eles queriam uma grande varanda, onde eles se sentiriam à vontade para aproveitar a casa, aquela atmosfera como um todo, do campo, da represa, da casa ao ar livre, da convivência... Esse foi um pedido bem específico”, conta Chantal Ficarelli.

A entrada da casa acontece por uma garagem, que tem acesso direto à cozinha e área de serviços. Simultaneamente, uma outra entrada conduz os visitantes à área social da casa, com sala de estar, jantar, cozinha e varanda gourmet, oferecendo uma vista deslumbrante da represa logo na chegada.

Foto da varanda da Casa Piedade, com várias divisórias de madeira ripada, uma para cada suíte. Há um balanço em cada uma delas, e uma entrada para o dormitório. Do outro lado, fica um grande jardim<span height= A varanda das seis suítes no pavimento térreo é marcada por uma linearidade significativa, com elementos em branco e em madeira 


No pavimento térreo, todo o bloco privativo, com seis suítes, fica em um “braço” do L, organizado de forma a garantir privacidade e conforto. No outro, ficam as áreas sociais e de lazer. A varanda principal se estende até uma área de transição coberta que leva à churrasqueira e à piscina, proporcionando um espaço contínuo para convivência e lazer.

No segundo andar, acessadas por uma escada envidraçada, estão a suíte principal e uma sala de cinema. Conectado por um corredor mezanino, o espaço oferece vistas impressionantes da sala de estar e da represa, sem prejudicar a privacidade dos moradores.

Ponto alto do projeto: a área de lazer

A área de lazer é um dos destaques da Casa Piedade. O projeto, cuidadosamente planejado para atender às necessidades específicas dos clientes, manteve a piscina que já existia no local e construiu uma raia de 25 metros ao longo de quase toda a extensão da varanda.

O ambiente também ganhou academia, sauna integrada à piscina, espaços de depósito para equipamentos esportivos e de piscina e uma churrasqueira estrategicamente posicionada próxima à piscina, facilitando o uso e a interação social.

De estética moderna e limpa, o projeto é marcado por linearidade e ritmo arquitetônico, sem excessos. A fachada é predominantemente branca, contrastada por elementos em madeira nos brises, pilares e estrutura das varandas. A escolha de tons claros e o uso da madeira proporcionam uma sensação de leveza e continuidade entre o interior e o exterior.

“A linearidade das varandas propõe a ideia de finas camadas apoiadas no chão, ao invés de uma casa tão volumetricamente pesada”, explica Tito Ficarelli. “Acho que isso ajudou muito, porque essas varandas também protegem em relação à insolação, protegem os vidros, garantem o conforto interno da casa e ainda protege o volume que está um pouco mais atrás”, complementa.

Confira outros projetos de Arkitito:

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2020
  • Conclusão da obra: 2023
  • Área do terreno: 15.775 m²
  • Área construída: 1.706 m²

Ficha Técnica

Fornecedores desta obra

Veja outros projetos relacionados