Para construir sua residência, localizada em uma antiga mina de ouro e serraria de Yackandandah – pequena cidade australiana localizada entre Melbourne e Camberra –, o escultor Benjamin Gilbert trabalhou em parceria com o escritório de arquitetura Archier. Originalmente concebida apenas para Ben, a Sawmil House, como é chamada, precisou ser adaptada para acomodar um casal com uma criança.
A casa foi erguida essencialmente com blocos de concreto recuperados e madeira macrocarpa áspera e serrada. A proposta era que ela ocupasse o lugar de um estúdio de escultura que Gilbert criou no terreno sete anos antes. Seu irmão Chris Gilbert, arquiteto e um dos três fundadores do Archier, projetou a reforma do estúdio a fim de transformá-lo em uma morada com estética ‘artesanal’, com espaços internos integrados aos externos e visões distintas da paisagem do vale.
Com apenas um pavimento e em formato retangular, a Sawmill House tem estilo industrial. Foi estruturada com 270 toneladas de blocos de concreto reutilizados que, com aparência bem rústica, formam as paredes e ancoram a morada na paisagem. Esse aspecto se deve porque os blocos são expostos, sem acabamento por dentro e por fora da residência.
Um dos diferenciais é o uso de um revestimento que imita latão, que foi aplicado sobre a marcenaria para garantir um efeito sofisticado em algumas paredes internas da residência. O vidro também tem destaque nos fechamentos de correr.
A casa é envelopada por uma solução que une janelas e portas de correr em um sistema de brises-soleis. Além de trazer um design único ao volume, transforma com facilidade os espaços de indoor para outdoor. A ventilação é cruzada o tempo todo e, por isso, o clima dentro da morada é sempre fresco; tira proveito tanto do inverno quanto do verão.
Esses mecanismos foram projetados e fabricados pelo cliente e pelo arquiteto, assim como a marcenaria, as ferragens, o mobiliário e a iluminação.
"A Sawmill House abriga a nossa jovem família confortavelmente em uma zona industrial. As grandes telas, portas e varandas operantes transformam os espaços para atender às diversas condições climáticas e sociais. Também destaco a natureza cívica do design, que permite que a obra funcione como um modelo de residência, com aspecto fantástico”, destaca Ben Gilbert.
Escritório
Termos mais buscados