> > > Pub Confraria do Chopp Honesto

Pub Confraria do Chopp Honesto

Pub Confraria do Chopp Honesto
Um dos destaques da Casa Cor SC 2015, o projeto Pub Confraria do Chopp Honesto ganhou decoração rústica e despojada Foto/Imagem:Sidney Kair

Taberna catarinense

Projetado para a Casa Cor Santa Catarina 2015, o Pub Confraria do Chopp Honesto foi idealizado pelos arquitetos Beto Gebara (Gebara & Filártiga Arquitetos), Luiz Fernando Zanoni (ArchDesign Studio), Mario Pinheiro e Ricardo Fonseca (Pinheiro e Serrano Fonseca Arquitetura), em parceria com o empresário Wagner Barreiro.

Com perfil jovial e urbano, o espaço era extremamente convidativo e, segundo os autores, oferecia liberdade aos frequentadores. “Um pub com personalidade, que convidava à degustação e ao entretenimento com os amigos”, completam.

Referência

O nome do espaço é uma homenagem a uma antiga sociedade catarinense, fundada por profissionais da arquitetura que se reuniam para apreciar cerveja e avaliar bares, chamada de Confraria do Chopp Honesto. A partir dessa organização surgiu a ideia de projetar o pub.

Os idealizadores do projeto contam que todos os elementos escolhidos para compor o projeto de interiores, do mobiliário às peças de decoração e pinturas, foram inspirados na antiga organização, adaptando-se sutilmente para um estilo jovial.

Cada canto dos 140 m² de área construída do Pub Confraria do Chopp Honesto foi cuidadosamente planejado. O espaço recebeu, por exemplo, diversos tipos de texturas, deixando a decoração rústica. Além disso, reaproveitou objetos que indicam claramente a linguagem descontraída planejada pelos autores. “A principal intenção do projeto era passar longe da neutralidade”, revelam.

Madeira: despojada e predominante

Pub Confraria do Chopp Honesto - Taberna catarinense
Cada canto do projeto possui uma visão diferente para que os clientes se sintam curiosos a descobrir o restanteFoto: Sidney Kair

A marcenaria do bar foi feita sob medida, com a finalidade de destacar a decoração urbana, uma alusão especial às antigas tabernas vikings. A base quadrada das mesas foi feita de carretéis de madeira com barris de chopp, e as cadeiras colocadas em harmonia com os sofás e pufes dos lounges VIP.

O projeto de iluminação era simples e característico e contou com um diferencial: as luminárias foram feitas com cubas de louça e penduras de cabeça para baixo, transmitindo um ar despojado e divertido.

O palco era um dos pontos centrais do Pub Confraria do Chopp Honesto. Em formato de madeira, a “caixa” servia para apresentações de bandas e artistas, além de ser uma área aberta ao público, podendo ser usada livremente quando não houvesse shows.

Lambe-lambe

Segundo os autores, tonalidades distintas foram aplicadas no ambiente, de modo a propiciar diferentes sensações aos clientes conforme adentravam o espaço.

Além disso, pedras originais da construção foram mantidas nas paredes, reforçando o clima de taberna. Uma parede com 5 metros de altura revestida com lambe-lambes – antigos cartazes de propaganda de shows e frases bem-humoradas – foi a sensação do Pub Confraria do Chopp Honesto.


Escritório

ArchDesign STUDIO8 projeto(s)Gebara & Filártiga Arquitetos1 projeto(s)PSF Arquitetura6 projeto(s)

Local: SC, Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2015
Área construída: 140

Tipo de obra:
Bares
Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo