Logo Construmarket
Banner

Restaurante Ancho Lourdes

Restaurante Ancho Lourdes
O escritório Aptar Arquitetura foi convidado para repaginar a identidade visual das unidades do restaurante Ancho, em Minas Gerais. Imagens: Bruno Schreiber
Restaurante Ancho Lourdes
Restaurante Ancho Lourdes
Restaurante Ancho Lourdes
Restaurante Ancho Lourdes
Restaurante Ancho Lourdes
Restaurante Ancho Lourdes
Restaurante Ancho Lourdes

Caminito mineiro

Texto: Nathalia Lopes

A rede de restaurantes mineira especializada em grelhados Ancho passou recentemente por uma reestruturação completa da marca e de seu conceito, para se adequar às mudanças do mercado. Em meio a esse cenário, o escritório Aptar Arquitetura, do qual os donos do Ancho já eram clientes, foi convidado para tornar o projeto arquitetônico das unidades mais aconchegante e refinado.

O cliente queria uma reforma parcial que resultasse em uma identidade arquitetônica completamente renovada, mas dispunha de um orçamento restrito. André Pinto, o arquiteto responsável pela obra, conta que eles optaram por usar as cores e a iluminação como estratégia para renovar o projeto de interiores, o que transformou o ambiente.

Reforma e adaptação

Uma das unidades fica no bairro Lourdes, na zona Sul de Belo Horizonte (MG), e já possuía uma estrutura adequada de banheiros, estoque e área administrativa, tudo alocado no segundo pavimento. Dessa forma, no térreo havia espaço para redimensionar a cozinha, aumentar a área de preparo dos pratos e transformar a antiga churrasqueira em uma autêntica parrilla uruguaia. Toda essa operação pode ser vista do salão, através de vidraças.

O salão teve o teto revestido com pergolado de madeira certificada que, além de ocultar a rede elétrica e de climatização, cria linhas de visão direcionadas para o fundo, onde há um grande espelho que reflete o exterior e cria uma divertida ilusão de ótica.

Os pilares foram revestidos com marcenaria e espelhos para dar a sensação de amplitude. Além disso, o espaço ganhou novas estruturas para o caixa e a “drinkeria” feitas sob medida. O antigo mobiliário (banquetas e mesas pequenas e altas) foi substituído por mesas baixas e maiores e cadeiras mais confortáveis.

O salão de atendimento ficou mais amplo com a retirada das divisórias Foto: Bruno Schreiber

Fachada colorida e charmosa

A fachada ganhou atenção e inspiração especiais: ela foi revestida por um painel geométrico com as cores do Caminito, famosa rua de Bueno Aires, na Argentina. Por consequência, o restaurante destaca-se dentre os empreendimentos ao seu redor.

A charmosa área externa recebeu um novo revestimento, de madeira certificada de ipê. O espaço, antes informal e com aparência industrial, foi ampliado e recebeu aspecto rústico, com cores mais quentes e suaves.

Apesar de a remodelação da casa ter acontecido de forma parcial, o resultado desejado foi alcançado: nova identidade arquitetônica e aumento da clientela.

Veja outros restaurantes na Galeria da Arquitetura

Restaurante El Gordo Y El Flaco, do VIMARVI

BONA, do Fabio Marins Arquitetura

Restaurante Dana, do Arquitetura Nacional

Escritório

  • Local: MG, Brasil
  • Conclusão da obra: 2017
  • Área do terreno: 142 m²
  • Área construída: 113 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados