Logo Construmarket
Banner

Restaurante Ancho - Unidade Anchieta

Restaurante Ancho - Unidade Anchieta
A Aptar Arquitetura assinou a reforma do Restaurante Ancho da unidade Anchieta, localizado em Belo Horizonte (MG). Inspirado em estabelecimentos uruguaios do Século XX, o local ganhou nova identidade. Imagens: Bruno Schreiber
Restaurante Ancho - Unidade Anchieta
Restaurante Ancho - Unidade Anchieta
Restaurante Ancho - Unidade Anchieta
Restaurante Ancho - Unidade Anchieta
Restaurante Ancho - Unidade Anchieta
Restaurante Ancho - Unidade Anchieta
Restaurante Ancho - Unidade Anchieta
Restaurante Ancho - Unidade Anchieta

Pulpería contemporânea

Texto: Karina Dantas

Localizado na principal rua do bairro Anchieta, em Belo Horizonte (MG), o Restaurante Ancho teve sua reforma e adaptação assinada pela Aptar Arquitetura. Especializada em grelhados e carnes nobres, a rede de restaurantes passou por uma recente reestruturação de marca e conceito para se adequar às mudanças do mercado.

Com programa organizado em 269 m², o projeto mineiro foi inspirado nos antigos estabelecimentos argentinos e uruguaios do século XX, chamados de “Pulperías”. Estes eram situados em esquinas e costumavam receber personagens e tradições da cultura camponesa da região.

Atendendo ao pedido dos proprietários, o ambiente ganhou nova identidade arquitetônica com baixo custo, promovendo a otimização das áreas em um layout compacto, aconchegante e refinado.

Aspectos visuais

Assim como os estabelecimentos que serviram de modelo, o restaurante Ancho destaca-se pela localização em uma esquina. Com a fachada envidraçada – que permite que os clientes observem o movimento externo – e a extensão alinhada com o nível da rua, o imóvel aparenta ser uma grande varanda que harmoniza com o entorno residencial.

A característica mais marcante das Pulperias era o uso de materiais simples, rústicos e duráveis – o que também foi implementado no restaurante. Na fachada estão os principais materiais: a telha metalúrgica corrugada com pintura em preto fosco e o painel em réguas de ipê comercial.

O espaço é dividido em dois ambientes e conta com uma arquitetura de interior impecável Foto: Bruno Schreiber

No teto, pergolados de madeira certificada simulam caibros de telhados antigos, servindo também como suporte para a iluminação e para os vasos de plantas naturais. Além disso, direcionam a visão para detalhes da arquitetura interior, como o jardim vertical e a parede em tijolos de barro.

Os espaços destinados para circulação foram reduzidos, tornando o salão amplo, com mesas dispostas em dois ambientes – um deles mais elevado como se fosse um deck. Na parte “térrea” uma vidraça foi disposta entre a cozinha e o salão, proporcionando ao cliente a visão do preparo da refeição.

Estrutura

A unidade da capital mineira já possuía a estrutura adequada para área administrativa, banheiros, estoque, e um espaço para os funcionários nos fundos. Dessa forma, a reestruturação foi feita para possibilitar o funcionamento de uma cozinha completa, tendo maior espaço para o preparo dos pratos. Também foi feita a troca de uma antiga churrasqueira por uma parrilha de estilo uruguaio.

Diferenciais técnicos

A combinação entre a cobertura em telhas trapezoidais termoacústicas, o alto pé-direito e as aberturas na fachada garantem uma brisa constante no local. O empreendimento é automatizado com sistemas de áudio/vídeo, CFTV/alarme e hardware/softwares para gestão comercial.

A acessibilidade é outro ponto forte do projeto, que conta com a maior parte do salão, o bar, a cozinha e um banheiro inteiramente adaptado localizados no mesmo nível.

Escritório

  • Local: MG, Brasil
  • Início do projeto: 2017
  • Conclusão da obra: 2017
  • Área do terreno: 269 m²
  • Área construída: 269 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados