Contemporaneidade foi o conceito que deu inicio ao projeto Bar Mundial. Projetado pelo escritório Apiacás Arquitetos, os profissionais optaram por uma construção atual, mas que respeitasse a materialidade já empregada. “O que nos guiou foi um desenho caracterizado por um ambiente de atmosfera simples. A aparência sofisticada nasce justamente da simplicidade dos espaços, uma vez que procuramos fugir um pouco dos excessos”, conta o arquiteto Anderson Freitas.
O partido configura um sistema composto de estruturas metálicas e fechamentos em painéis de concreto produzidos em larga escala. Trata-se da principal característica, presente inclusive na estrutura da fachada. “Optamos por executar toda a obra em materiais pré-fabricados, da estrutura aos fechamentos, como paredes e caixilhos, com o objetivo de reduzir o tempo de execução”, comenta Anderson.
A utilização de uma estrutura metálica, além de conferir praticidade e agilidade à obra, contribuiu para diminuir os custos, tornando a construção econômica. “Como solução de layout, as diversas diferenças de níveis existentes foram integradas, por conta dos acessos às ruas distintas. Essa integração acontece por aberturas e caixilhos que favorecem não só o campo de visão, mas também a iluminação natural”, explica o arquiteto.
Para o projeto de interiores, o escritório desenhou todo o mobiliário, como por exemplo, balcões, mesas, cadeiras, bancos, entre outros, respeitando a linguagem arquitetônica da a obra. “A intenção foi adotar um ambiente com materiais contrastantes, inseridos no espaço de acordo com sua característica individual”, finaliza.
Escritório
Termos mais buscados