Há 10 anos um casal arrematou uma casa de 241 m², sem grandes atrativos, na zona sul da capital paulista. Com o tempo e a chegada de três filhos, o imóvel sem áreas de lazer e com pouca permeabilidade para luz natural ficou antiquado. Foi nesse momento que o arquiteto Antônio Armando foi convidado para dar um novo “ar” para a Casa Jardim Prudência.
“O maior desejo deles era ter uma área de lazer aberta onde eles pudessem dar festas e ter espaço para a filha de seis anos brincar. Além da queixa de que a casa era triste por não ter luz natural em alguns cômodos, como por exemplo, a cozinha”, diz Armando, escolhido após reformar a casa dos pais da cliente.
A partir dessas queixas, o estilo clássico da casa foi substituído pelo contemporâneo e as áreas foram integradas.
A construção antiga ocupava todo o terreno. Além disso, como a parte dos fundos era cercada por muros com mais de sete metros de altura, o único espaço que sobrava era úmido e escuro.
Armando então decidiu que ali seria demolido para dar espaço à área de lazer, o grande trunfo da morada. Ela é separada na parte gourmet, onde ficam churrasqueira (feita em alvenaria, revestida em cimento queimado e com uma chaminé embutida na parte de dentro), geladeira, pia e mesa no estilo refeitório. Também conta com um banco de concreto in loco que preenche os cantos e ganhou almofadas personalizadas. “Foi um sucesso que todos amaram”, comenta Armando.
Para o revestimento, a escolha foi um porcelanato que imita cimento queimado para a área coberta, enquanto a descoberta recebeu a tradicional cerâmica avermelhada. Salvo isso, um material em especial chama atenção.
“A escolha da madeira maciça, a Garapeira, para a área externa se deu por alguns fatores: preço, rapidez na construção e beleza. A parte nova da casa foi feita praticamente toda em madeira. Utilizamos as vigas e os pilares em madeira.”
Para manter a privacidade da casa mesmo nos dias de festa, a área gourmet ganhou um lavabo todo revestido com cimento queimado e azulejos nas paredes.
A cozinha também foi ampliada com a reforma. “Ali existiam um escritório, dependências de empregados e banheiros. Optamos por demolir e dar vazão a um novo espaço integrado com a sala de tv”. Mesmo ampliada, a cozinha ainda não recebia luz natural, e por isso Armando também construiu generosas aberturas para novas esquadrias
Depois da intervenção de Antônio, a Casa Jardim Prudência ganhou outros ares. No pavimento inferior, ao chegar à residência, passa-se por um grande hall, que interliga a sala de estar, sala de jantar, cozinha e lavanderia.
Para manter a memória afetiva, Armando repaginou a maioria dos móveis. No hall o aparador ganhou uma nova cor; na sala de estar quase todos os móveis foram reaproveitados (menos a mesa de centro, feita de madeira). Somente na cozinha que todos os móveis foram feitos com marcenaria sob medida.
Por fim, no pavimento superior ficam as duas suítes e os dois dormitórios com um banheiro.
Escritório
Termos mais buscados