A reforma no apartamento Mirante da Praça, realizada pelo escritório ANF Arquitetura, chama a atenção pela integração visual dos ambientes sociais com a suíte máster. Esses ambientes foram separados fisicamente por uma parede de painéis móveis que, quando abertos, revelam um jardim de inverno.
Segundo o arquiteto André Freitas – um dos autores do projeto junto a Nathalia Leme e Douglas Vicentini –, a moradora havia solicitado um lar confortável para receber as visitas e que tivesse um design diferenciado. Para isso, o imóvel, localizado no bairro Vila Maria, em São Paulo (SP), teve de passar por muitas mudanças, sem, contudo, ultrapassar o orçamento pré-estipulado.
O apartamento foi entregue no contrapiso com três suítes. Duas delas foram integradas para abrigar a suíte máster, enquanto a sala (também ampliada) ganhou um painel de TV feito em drywall. Seu posicionamento, inclusive, permite que as pessoas assistam à televisão tanto da sala de jantar quanto da sala de leitura. Essa característica funcional deve ser atribuída, ainda, ao aparador do sofá que se transforma num banco e acrescenta mais três espaços para sentar.
Segundo Freitas, o projeto de reforma do Mirante da Praça foi concebido a partir dos vazios. O intuito era buscar espaços fluidos que criassem sensação de amplitude, tendo em vista a metragem do apartamento de apenas 115 m².
O ANF Arquitetura decidiu integrar os ambientes sociais. Dessa forma, sala de estar e sala de jantar dividem o mesmo espaço, enquanto a varanda conecta-se a eles a através da porta de correr e de uma janela, ambas feitas de vidro. Numa das extremidades do apartamento, a cozinha esconde-se atrás da parede espelhada.
No entanto, é a outra ponta do imóvel que chama mais atenção por conta da parede de painéis móveis. Esse elemento estabelece a ligação visual da sala de estar com a suíte máster, que mesmo assim seguem separadas fisicamente pelo vidro e pelo jardim de inverno constituído de raphias. “Interessante é que eles fazem o papel de cabeceira para o quarto da proprietária”, ressalta Freitas.
Outro pedido da cliente era para que seu dormitório lembrasse um quarto de hotel. Então, além de inserirem um jardim no ambiente, os arquitetos executaram o reforço estrutural da laje e instalaram um ofurô.
O quarto das visitas (destinado às sobrinhas da moradora) também recebe uma decoração diferente. Freitas descreve a solução como um céu estrelado com uma luminária LED RGB em forma de nuvem.
O projeto de iluminação ainda se destaca na sala, em função do quadro, cujas lâmpadas pendem sobre fios coloridos. Essas peças, bem como as luminárias da varanda e da sala de estar, são componentes que têm caráter industrial e dão um clima despojado ao Mirante da Praça.
Escritório
Termos mais buscados