Localizada em um terreno de 3.500 metros quadrados, a Residência MM, cujo projeto arquitetônico foi assinado pelos arquitetos Vinicius Andrade e Marcelo Morettin, do escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados, encontra-se em um lote densamente arborizado, situado nos arredores da cidade de São Roque (SP). “A conformação privilegiada do lugar – um verdadeiro anfiteatro natural com acesso pela parte alta – sugeria uma implantação que respeitasse suas características naturais”, explica Andrade.
Tendo em vista os atributos naturais do local, os autores partiram para a criação de um programa que definisse a área de convivência com o terreno, de modo que a casa ganhasse forma em meio à natureza. Assim, foi projetada uma plataforma de concreto armado, cortada e dobrada, para se acomodar à topografia regional e, simultaneamente, criar superfícies de uso, inserindo adequadamente o projeto na mata.
Com 400 metros quadrados de área construída, o projeto se destaca pela leveza e pela relação harmoniosa que oferece entre os ambientes internos e externos da residência. “No térreo, os espaços de convívio estão localizados sob a sombra do volume superior da casa, conectados ao exterior por meio das generosas plataformas de concreto que se lançam sobre o terreno”, disse o autor.
Andrade explica que o acesso principal da casa está na asa leste da plataforma de concreto, conectada à “doca” de estacionamento. Já na asa oeste, estão a piscina e a área de convívio externo. “Entre os dois pavimentos, protegidos pelo grande volume de concreto aparente, localizam-se a área de estar e a cozinha, que ficam reunidas em um ambiente único e integrado”, expõe.
O volume superior abriga a área íntima da Residência MM, e uma grande claraboia de vidro que percorre o espaço em toda a sua largura é responsável por separar os três quartos ao norte e o complexo do casal ao sul, garantindo privacidade a cada cômodo.
O escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados desenvolveu o projeto de interiores em inteira sintonia com os proprietários. Assim, juntos, eles deram vida à residência suspensa pelas terras de São Roque.
O projeto paisagístico foi assinado pelo escritório Bonsai Paisagismo, que aproveitou tudo o que a natureza tinha a oferecer para deixar a casa totalmente imersa na vegetação. “O ambiente orgânico foi mantido praticamente intocado. Apenas estreitas trilhas cobertas com pedrisco cruzam a propriedade”, conclui Vinicius Andrade.
Escritório
Termos mais buscados