Um dos maiores desafios enfrentado pelo escritório Andrade Azevedo Arquitetura Corporativa no projeto arquitetônico da Biogen Idec foi transformar o antigo estabelecimento em um novo espaço de trabalho, no qual colaboradores e clientes possam vivenciar os valores e a mensagem da empresa de biotecnologia.
“Optamos por criar uma única tipologia de estação de trabalho para todos os funcionários. Nosso objetivo era garantir uma perfeita condição de armazenamento e conectividade entre eles”, explica a arquiteta Claudia Andrade.
Apesar da tipologia única, os arquitetos desenvolveram layouts diferentes para determinadas áreas da Biogen Idec. Na praça central, delimitada por uma sutil diferença de carpete, estão as estações em 120º, destinadas aos colaboradores mobiles.
Já os trabalhos que necessitam de maior concentração podem ser desenvolvidos na sala Quiet Room, um local totalmente revestido com material absorvente, onde o funcionário entra sem nenhum aparelho telefônico. “As mesas desse ambiente possuem ajuste de altura, possibilitando que o colaborador possa trabalhar também de pé”, comenta o arquiteto Marcos Azevedo.
Para reuniões de discussão de projetos, que levam mais tempo e supõem um processo de criação mais intenso, desenhamos um ambiente com uma combinação de cores, mobiliário e assessórios que possibilita aos colaboradores uma liberdade de expressão e de pensamento. "Como este espaço precisaria remeter a uma sala de jogos, ele ficou conhecido como War Room”, relata Andrade.
Áreas denominadas de descompressão, como o café e o lounge, foram pensadas e desenhadas considerando as paletas de cores da Biogen Idec e sempre fazendo referência a materiais que remetem à natureza.
“Essa nossa preocupação também pode ser vista na sala Relax, com a utilização do painel de bolhas. É um espaço totalmente tecnológico, no qual o som de água, em harmonia com música e luz, leva o usuário a um total relaxamento”, conta Azevedo.
Escritório
Termos mais buscados