O novo escritório da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos ligada ao Ministério da Ciência e tecnologia –, localizado em São Paulo, foi projetado pelo escritório Andrade Azevedo Arquitetura Corporativa. O lugar conta com espaços colaborativos integrados e uma comunicação visual que reforça a identidade da marca e as atividades da companhia. “Nossa ideia foi desenvolver um ambiente moderno, que estimula a criatividade e favorece o trabalho em equipe”, conta a arquiteta Claudia Andrade.
A nova marca da empresa foi a principal inspiração para a nova idealização do escritório. O arquiteto reforçou a busca pela inovação, principal atividade da FINEP, com soluções simples e sem muita sofisticação. Esse é o grande diferencial: a quebra de paradigmas sobre o ambiente de trabalho em órgãos ou empresas públicas.
Antes da reforma, o andar encontrava-se vazio, sem ocupação. O arquiteto realizou poucas intervenções estruturais. O piso elevado, o carpete, o forro e a iluminação já existiam e foram mantidos. Os sanitários, preservados. “Nossas intervenções pontuais têm o propósito apenas de atender ao novo layout”, conclui a arquiteta.
Trata-se de um ambiente aberto que favorece a integração entre as equipes e as diversas trocas de ideias. O novo projeto da FINEP é totalmente diferente da antiga sede da empresa. “São espaços colaborativos, formais e informais, como por exemplo, os booths (cabine em inglês); a sala focus; e as salas de reunião formal e informal, que oferecem suporte em momentos de integração”, comenta.
O forro de gesso avança em um ângulo agudo, possibilitando uma iluminação pontual que valoriza esse espaço. “Optamos por manter a existente. Mas, de maneira pontual e estratégica, fizemos algumas intervenções como, por exemplo, as sancas em gesso e em marcenarias; as luminárias pendentes; entre outros”, relata Claudia.
Espaços colaborativos integrados e uma comunicação visual que reforça a missão e os valores da empresa foram a premissa para dar início à reforma. “Exploramos o uso da marca nas cores e formas do escritório, estendendo a solução para o mobiliário, a marcenaria e as cores dos tecidos”, explica.
O uso de imagens e frases com a missão e valores da empresa também estão presentes em todo o espaço. O partido cria um elemento inusitado ao inclinar a sala de telepresença, permitindo ao mesmo tempo posicionar um foyer – salão de espera – com café para o visitante e uma biblioteca de consulta para os colaboradores. “Como materiais, usamos gesso nas paredes, vidro nas divisórias e madeira nos móveis. O diálogo visual é o destaque”, finaliza a arquiteta Claudia.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados