Logo Construmarket
Banner

Residência LD

Residência LD
A Residência LD – localizada em Nova Lima (MG) – foi projetada pelo escritório Anastasia Arquitetos, que buscou privilegiar a belíssima vista para as montanhas do Sul do Estado. Imagens: Jomar Bragança
Residência LD
Residência LD
Residência LD
Residência LD
Residência LD
Residência LD
Residência LD
Residência LD
Residência LD
Residência LD
Residência LD
Residência LD
Residência LD
Residência LD
Residência LD

Morada com vista infinita

Texto: Vitória Oliveira

Convidado para projetar a Residência LD, localizada em Nova Lima (MG), o escritório de arquitetura Anastasia Arquitetos buscou privilegiar a vista para as montanhas e inserir a construção de 1.400 m² de forma bem harmônica no terreno acidentado. Essa configuração possibilitou a entrada de iluminação e ventilação naturais para dentro dos ambientes.

“Mesmo com topografia bastante acidentada – com inclinação média de 28 graus no sentido transversal e 12 graus no sentido longitudinal –, o terreno permitiu que criássemos ambientes com privacidade sem a necessidade de construir muros extensos ou anteparos, que geralmente são utilizados nas casas”, conta o arquiteto Tomás Anastasia.

Organizada em blocos

Os espaços da Residência LD são organizados em dois pavimentos: subsolo e primeiro andar.

A pedido dos moradores, os arquitetos projetaram uma área de lazer moderna e confortável, além de privilegiar a vista para as montanhas ao Sul do Estado Foto: Jomar Braganca

No subsolo ficam a garagem para cinco carros, a área de serviços, a academia, o espaço da criança, a sala de máquinas, o home theater, a piscina, a sauna e o spa. No pavimento superior estão cozinha, adega, salas de estar, jantar e TV, três suítes standard e uma principal, o escritório e uma ampla varanda que se estende até a piscina.

A escada interna conecta o pavimento inferior ao primeiro andar. Além disso, há um elevador que proporciona acessibilidade para todos os cômodos.

Fachada

A fachada do primeiro pavimento, denominada de fachada norte, é revestida com pedras de minério, que entram em harmonia com a paisagem do entorno. Além disso, recebeu poucas aberturas, o que proporcionou privacidade aos moradores.

Já a fachada sul, ao fundo da residência, como está muito alta em relação às casas do entorno, recebeu caixilhos de vidro, que proporcionam privacidade quando necessário e não interferem na vista para as montanhas.

“Em uma área com 3.500 m², buscamos implantar um projeto que estivesse em perfeita harmonia com o terreno e com a natureza do entorno. Essa implantação nos permitiu criar ambientes nos quais pudemos explorar o vidro, o que proporcionou transparência e, consequentemente, a possibilidade de contemplação da belíssima vista da área externa”, explica o arquiteto.

Veja na Galeria outras residências com vistas incríveis:

Casa na Praia Preta, por Nitsche Arquitetos

Casa Delta, por Plareng

Residência Jurumirim, por Nitsche Arquitetos

Escritório

  • Local: MG, Brasil
  • Início do projeto: 2016
  • Conclusão da obra: 2018
  • Área do terreno: 3500 m²
  • Área construída: 1400 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados