Logo Construmarket
Banner

Casa do Jardim Vertical

Casa do Jardim Vertical
Com elementos predominantes em madeira e um interessante contraste entre outros materiais, residência tem como peculiaridade o grande muro com jardim vertical que garante relevantes benefícios ambientais e climáticos. Imagens: Munir Al Rubaie
Casa do Jardim Vertical
Casa do Jardim Vertical
Casa do Jardim Vertical
Casa do Jardim Vertical
Casa do Jardim Vertical
Casa do Jardim Vertical
Casa do Jardim Vertical
Casa do Jardim Vertical
Casa do Jardim Vertical
Casa do Jardim Vertical
Casa do Jardim Vertical

Paisagismo e estética

Texto: Ian Vieira

O terreno íngreme orientou a concepção do partido em três níveis, os quais são ocupados por garagem, térreo e pavimento superior. Tal configuração também condicionou a execução de um grande muro que toma por completo a extensão do programa estrutural, tornando-se o elemento central do projeto, a partir do momento em que recebe o revestimento de um jardim vertical.

"A vegetação proporcionou ganhos paisagísticos e estéticos. Mais do que ‘quebrar’ a altura do muro, foi uma excelente alternativa para trazer relevantes benefícios ambientais e climáticos, em escala residencial e urbana, pois quanto maior a superfície coberta, maiores também são os ganhos”, conta a arquiteta Natiara Reis, do escritório Ana Paula e Sanderson Arquitetura.

O jardim vertical estende-se ao longo da piscina, assegurando o conforto visual e térmico à área de lazer, à varanda e ao deck. Para tanto, foram utilizadas plantas como o liríope, lambari-roxo, aspargo-pluma e outras, que se destacam na residência, em Goiânia.

Madeira em contraste com outros materiais

Outros detalhes arquitetônicos da casa são os painéis, portões e brises em réguas de madeira, que valorizam a fachada e proporcionam um ar de sofisticação rústica, além de possuírem excelentes propriedades funcionais e versáteis. A madeira também foi aproveitada no deck, nos pisos dos quartos e móveis.

“Há um interessante contraste entre outros materiais aplicados como pedras naturais e vidro. O concreto armado, por exemplo, foi explorado na estrutura, assim como os componentes metálicos e os detalhes em madeira, para aumentar a sensação de aconchego na residência”, reforça a arquiteta.

Integração de espaços

O primeiro nível da casa foi projetado com a garagem e o depósito. Já no térreo estão locados os ambientes sociais, como salas de estar e jantar, home theater, lavabo, varanda, deck e piscina, além das áreas funcionais – cozinha, área de serviço e banho. O terceiro nível recebe o estar íntimo, escritório e as suítes. O conjunto engloba cuidadoso projeto de ar condicionado, áudio e vídeo e automação.

“O que chama a atenção é a busca pela permeabilidade de todos os espaços sociais da residência. As salas de estar e jantar e o home theater estão separados da grande varanda apenas por portas de vidro e alumínio, o que proporciona também evidente integração visual, mesmo com as portas fechadas”, ressalta.

Escritório

  • Local: GO, Brasil
  • Conclusão da obra: 2008
  • Área construída: 504 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados