O projeto Casa da Piscina foi construído em busca da integração total entre área externa e área interna. Da galeria é possível ter contato visual com o jardim, responsável por integrar também a varanda, sala de estar e o deck.
“A implantação da residência ocorreu de maneira interessante, pois, havia a vontade dos moradores de planejar uma grande área de lazer, embora a posição do lote fosse um obstáculo, por estar situado em uma esquina e possuir um grande recuo, reduzindo o espaço útil. Para resolver a questão, a arquiteta Ana Paula de Castro, do escritório Ana Paula e Sanderson Arquitetura, planejou a implantação da residência em “L”, com o lazer voltado tanto para o interior da casa quanto para fora, o que aproveitaria toda a área de recuo. “A solução preservou o espaço para construção do projeto, sem reduzi-lo” completa Ana Paula.
De acordo com a implantação, surge o partido com a sobreposição dos volumes, visando privilegiar a área da piscina e integrando os ambientes de varanda e sala. Os três principais blocos são divididos por funções, sendo elas: lazer, ambientes íntimos e a garagem com ambientes de serviço. Outro ponto alto da construção é o fato de as três suítes do pavimento superior poderem contemplar a vista do horizonte.
A casa da piscina está localizada em uma área próxima a uma mata, um terreno amplo que propiciou a construção de uma casa térrea com expressiva garagem e piscina com raia de 25 metros, para a prática de exercícios. “Esses dois aspectos eram indispensáveis ao cliente. Neste projeto, como em muitos outros, o desejo dos moradores acaba dando vida ao partido arquitetônico”, reflete a arquiteta.
A garagem articula espaços importantes como a cozinha e a varanda. “Sua construção permitiu que os carros estivessem sempre expostos como peças de uma coleção estimada por seu dono. A piscina, além de ser um espaço de lazer da casa, ganhou mais relevância com a construção da raia, tornando-se também uma área para a prática diária de natação”, comenta o arquiteto Sanderson Porto.
“A fachada frontal da residência conta com o acabamento em réguas de alumínio que dialoga com o painel metálico de ventilação. Já a fachada lateral utiliza brises de madeira para resguardar os ambientes íntimos da casa”, explica Ana Paula.
“Usufruímos da iluminação e ventilação natural, por ser um grande ganho para o projeto residencial. Para isso, foi projetado um painel metálico na fachada que proporcionou a ventilação tanto no escritório como na escada. Esta é contemplada por um domus que proporciona iluminação natural no interior”, relata Sanderson.
A estética minimalista confere um interesse extra à residência. “Os volumes são limpos e proporcionam conforto visual. A fachada frontal possui o piso em balanço, dando a sensação de leveza também relacionada à pureza das formas dos volumes”, finaliza a arquiteta.
Escritório
Termos mais buscados