A reforma de uma residência geminada dos dois lados, estreita e comprida, teve como principal identidade a busca pela integração dos espaços. Interior e exterior se confundem a partir de uma configuração funcional e inteligente, que privilegia a iluminação natural, a ventilação cruzada e o contato com o paisagismo. O projeto cabe dentro do lote limitado, potencializando o programa em sua melhor forma.
"Especialmente nesse tipo de projeto, a interação com o cliente é premissa básica para identificar o perfil adequado. Trata-se de um casal jovem e esportivo, que gosta da natureza. Isso originou a concepção de uma casa dinâmica, com materiais e elementos que se encaixaram na ideia de unificação e integração dos ambientes", conta Ana Bumachar, arquiteta.
A verdadeira confluência com espaços dedicados ao verde se notabiliza, principalmente, pela edícula nos fundos, que foi construída para abrigar a lavanderia e o lavabo. Em sua cobertura, a laje superior, há uma área com uma pequena horta.
Bumachar explica que “esse volume está próximo à sala de estar. Ele funciona como um jardim, tal qual um espaço de relaxamento, que proporciona um pouco do convívio com a natureza estabelecida naquele lugar, um paisagismo idealizado pelo próprio morador da casa”.
Para trazer mais claridade, foram feitos pequenos rasgos na laje da sala de estar. Em sua cobertura, vidros permitem a vedação e a passagem da luz, além de servirem como pisadas diferenciadas para a área da varanda, que pega o quarto do casal.
Pode-se compreender o programa da residência facilmente. A entrada acontece por uma sala menor, o home theater. Avista-se uma escada de cimento queimado, que acessa as áreas íntimas e atua também como “efeito decorativo”. A cozinha americana destaca-se pela modernidade do tampo em aço inoxidável e pelos elementos coloridos, como o fundo amarelo do armário. A sala de estar com lareira permite o acesso ao fundo do terreno com o terraço e a edícula.
Já no andar superior há duas suítes, uma com banho completo e outra com acesso ao escritório do sótão, através de uma estante com escada.
“O banheiro com ofurô na suíte do casal dá para a varanda, no fundo do terreno, com vista para o jardim. Isso cria um espaço interessante, que parece mais uma sala de banho do que um banheiro convencional”, ressalta a arquiteta.
Escritório
Termos mais buscados