Rodeada pela exuberante Mata Atlântica, a Casa Iporanga – situada no litoral norte de São Paulo – teve seu projeto liderado pela arquiteta Ana Angrimani, que buscou idealizar um lar com as características da família: estilo hippie chique.
Com 700 m², a residência apresenta uma contemporaneidade revelada através dos revestimentos naturais, que harmonizam com a paisagem do entorno, e mobiliários assinados por designers conceituados.
A construção original apresentava uma morada pequena e muito segmentada. Para a ampliação e fluidez dos espaços, foi necessário realizar uma remodelação total do layout.
Segundo o time de arquitetos, por estar situada em um território de preservação ambiental, alguns desafios surgiram durante a reforma: as aprovações do condomínio e do setor público e as restrições para construir além do que já estava estabelecido na antiga casa.
A premissa para o novo projeto era criar uma sala ampla e aberta, que estivesse sempre em conexão com a piscina, além de uma suíte máster e a inclusão de mais um dormitório.
Na reforma, a antiga sala passou pelo processo de demolição, na qual o escritório fez uma cobertura em estrutura metálica pensando em ter menos pilares e elementos estruturais no novo no ambiente, o que trouxe amplitude e pé-direito mais alto.
A área de serviço, que antes ocupava um espaço “nobre” no projeto, foi transferida para o espaço onde eram os antigos quartos, proporcionando a abertura da sala e a integração com os ambientes sociais. A ampliação também possibilitou o aumento da suíte máster e a inserção de mais um dormitório.
O térreo – que dá acesso direto ao jardim – teve alteração em todas as aberturas, contribuindo para melhorias no que antes era considerado um problema, como a iluminação natural e a ventilação cruzada.
Em sua distribuição, a casa se divide em dois pavimentos. O primeiro concentrado nas áreas social, lazer, serviço e quatro suítes no térreo. No segundo, encontram-se duas suítes (sendo uma máster).
A sala de estar foi contemplada com um jardim que percorre toda a entrada, além de lareira, janelas amplas e portas de correr que se abrem totalmente criando uma “sala varanda”, visando o máximo aproveitamento da paisagem verde e a integração com a churrasqueira e a piscina.
A área de lazer conta com uma sauna revestida em pedra e uma churrasqueira que pode ser integrada à sala ou não, sendo as portas de correr responsáveis pela união dos espaços. Já a piscina se camufla com a vegetação.
Os dormitórios são minimalistas, com poucos elementos, mas com grandes aberturas voltadas para o jardim. A suíte máster possui a área da cama, sala de TV, escritório, closet e varanda, sendo um local para que o casal tenha privacidade quando a casa estiver em ocupação máxima.
No conjunto, a madeira cumaru e a pedra são os revestimentos predominantes, em concordância a uma paleta de tons claros.
Além das características arquitetônicas, há presença de arte. Os designers brasileiros que ganham destaque no projeto de interiores da casa são: Sergio Rodrigues, Jader Almeida, Carlos Motta, Claudia Moreira Salles e Aldemir Martins (que assina e o quadro na sala de jantar).
Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:
Casa Trancoso, por Gema Arquitetura
Casa Lola, por Vida de Vila
Escritório
Termos mais buscados