Cercada pela natureza, a Casa Guaecá, localizada no litoral norte de São Paulo, fica disposta em dois terrenos, um destinado a casa e outro à área de lazer, levando em consideração a incidência do sol no local. Além disso, é possível deslumbrar a partir da morada uma linda vista para serra. “A ideia era avistar a natureza e todo o entorno de qualquer parte da residência”, diz Pablo Alvarenga, arquiteto da obra.
A madeira predomina. Para a estrutura da casa foi utilizada madeira pré-fabricada, que agiliza o tempo da construção, além de permitir fundações mais leves. As placas solares colocadas acima dela ficam inclinadas em direção ao sol. A fachada é modulada e os materiais utilizados foram painéis de alvenaria, brises e porta de vidro. O escritório buscou integrar todos os ambientes – área social, quatro dormitórios e a sala íntima – com o gramado frontal.
Pensando em questões sustentáveis, o escritório projetou o telhado de forma que a água ficasse inclinada no centro, permitindo a entrada de luz no meio da casa. “Investimos bastante energia para escolher o melhor posicionamento da morada no lote. Estudamos bem a ventilação cruzada e a insolação, pois um único deslize transformaria o interior numa estufa” completa o arquiteto.
Escritório
Termos mais buscados