Logo Construmarket
Banner

Residencial Fly-back

Residencial Fly-back
O Residencial Fly-back, localizado em Chapecó, tem projeto imponente, que busca harmonizar todos os seus detalhes. Imagens: AMPLIZA Tuni&Santos Arquitetos
Residencial Fly-back
Residencial Fly-back
Residencial Fly-back
Residencial Fly-back
Residencial Fly-back
Residencial Fly-back
Residencial Fly-back
Residencial Fly-back
Residencial Fly-back

Influência americana

Texto: Nuri Farias

Com projeto arquitetônico inspirado no estilo das residências americanas, o Residencial Fly-back foi idealizado pelo escritório AMPLIZA Tuni & Santos Arquitetos. Imponente e harmônica, a casa foi construída em um terreno de 10.000 m² em Chapecó (SC).

A vasta área abriga três edificações: a residência, o salão de festas e a casa do caseiro, todas com um mesmo estilo de arquitetura, o que confere equilíbrio ao conjunto.

A fachada

Para realçar a volumetria da fachada, os arquitetos Filipe C. Santos e Valdecir R. Tuni utilizaram apenas materiais neutros. Como revestimento dos pilares, foram usados filetes de pedras São Tomé. Já o telhado, de extrema importância no projeto, recebeu telhas cinza de concreto. A cor cinza predominou também na pintura, combinada com o branco usado nos detalhes do reboco. Assim, a composição ganhou um toque clean, contrastando com o verde do paisagismo e do campo ao seu redor.

“Cada detalhe da obra foi pensado e trabalhado para gerar uma harmonia visual e estética", afirmam Santos e Tuni.

Design de interiores

Seguindo a linha do projeto arquitetônico, o interior do Residencial Fly-back também recebeu revestimentos neutros, como porcelanato, mármores e pastilhas de vidro. O mobiliário pôde, assim, receber toques diferenciados, mas mantendo a neutralidade dos ambientes.

Os arquitetos optaram por aplicar portas articuladas para trazer integração ao interior, permitindo a união de um lugar com o outro quando desejado.

Praticamente todos os espaços da residência possuem grandes vãos de abertura que priorizam a claridade do sol. “Como um diferencial da obra é a grande quantidade de luz natural que é recebida nos ambientes, optou-se por um projeto luminotécnico clean, com poucos pontos, apenas o necessário para algo funcional e de destaque”, completam os arquitetos.

Paisagem como moldura

O projeto paisagístico do Residencial Fly-back foi pensando e trabalhado de maneira minuciosa, buscando não intervir na charmosa arquitetura.

O local já contava com uma mata nativa da região, por isso, o paisagismo utilizou vegetações tropicais em apenas pontos específicos e plantas que fazem a marcação dos acessos do jardim.

Escritório

  • Local: SC, Brasil
  • Início do projeto: 2009
  • Conclusão da obra: 2010
  • Área do terreno: 10.000 m²
  • Área construída: 1.380 m²

Ficha Técnica

Fornecedores desta obra

Veja outros projetos relacionados