Logo Construmarket
Banner

Casa Allouchie

Casa Allouchie
O arquiteto Leonardo Allouchie desenvolveu o projeto de sua própria casa buscando um programa fácil de usar e agradável. Imagens: Antônio Preggo
Casa Allouchie
Casa Allouchie
Casa Allouchie
Casa Allouchie
Casa Allouchie
Casa Allouchie
Casa Allouchie
Casa Allouchie
Casa Allouchie
Casa Allouchie
Casa Allouchie
Casa Allouchie
Casa Allouchie

Projetar, construir e morar

Texto: Ana Marquez

Ao conceber o projeto arquitetônico de sua própria casa, em Caruaru (PE), o arquiteto Leonardo Allouchie procurou pensar minuciosamente nas suas necessidades, de sua esposa e de seus dois filhos. “A casa é uma extensão da família. Acreditamos que, para ela ser boa, ela precisa ser boa para nós", comenta.

Construída dentro de um condomínio particular, a Casa Allouchie ganhou um programa simples e fácil de usar. Já na fachada, o projeto buscou simplicidade de forma e poucos materiais. “Queríamos uma construção de fácil leitura e agradável aos olhos de quem vê."

Moldando a residência

O maior desafio do arquiteto foi fazer uma casa com um tamanho razoável para um pavimento relativamente pequeno, com espaços integrados entre si e com o exterior. A solução principal foi o formato em “U” e a criação do pátio.

“Pensamos na casa como extensão da rua. Queríamos proporcionar uma experiência positiva para quem transitasse por ali, assim como presentear a nós e a nossos filhos com tudo que uma simples rua pode oferecer. Construímos uma casa e ganhamos uma rua. Exploramos bem a dimensão da arquitetura”, relata Allouchie.

A construção da Casa Allouchie começou pelo pátio central. Desta forma, o arquiteto conseguiu abrir os ambientes de maior permanência para o sudeste e nordeste, sendo esta a orientação mais favorecida pela ventilação e iluminação.

Layout e decoração

Com construção térrea, a casa tem espaços contínuos, integrados e amplos. Foram usados materiais simples da região, como concreto, paredes de alvenaria de tijolos cerâmicos rebocados e pintados na cor branca, madeira, vidro, pisos em placas cimentícias e esquadrias em PVC. Essas soluções de layout e funcionalidade são características importantes do projeto. “Como diferencial, gosto de destacar a qualidade espacial. A casa recebeu ambientes agradáveis, fluidos e integrados”, completa.

Antes de tudo, o projeto da Casa Allouchie tinha de proporcionar uma experiência positiva para quem transitasse por ali. A intenção era deixar aparente o que fosse realmente necessário, como os brises e as marquises, a estrutura e as paredes de vedação.

Além disso, o projeto buscou atender às exigências de conforto ambiental e sustentabilidade. Assim, a casa conta com captação de águas pluviais e sistema de aquecimento solar da água.

O projeto de interiores não chegou a ser detalhado, mas foi pensado a partir dos mesmos conceitos que nortearam a construção: fluidez espacial, poucos elementos, utilização de peças artesanais, tanto da região, como de Angola. “Por último, escolhemos por pintar somente o essencial de cor branca e deixar que a natureza colorisse o restante”, finaliza o morador e arquiteto da Casa Allouchie.

Escritório

  • Local: PE, Brasil
  • Início do projeto: 2014
  • Conclusão da obra: 2014
  • Área do terreno: 450 m²
  • Área construída: 212 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados