Ao assumirem o projeto arquitetônico da Agência BETC, as arquitetas Fernanda Neiva e Fernanda Palmieri, do escritório Galeria Arquitetos, receberam a incumbência de desenvolver algo diferenciado, que fugisse completamente das plantas comuns de escritórios e espaços de trabalho, sempre tão monótonas. Para melhor atender as necessidades do cliente, elas propuseram soluções arquitetônicas que levaram à criação de espaços inteligentes, agradáveis e acolhedores.
Em um primeiro momento, o ambiente foi reformado, e todos os revestimentos existentes foram removidos, deixando as tubulações e infraestruturas aparentes. “Tiramos o forro existente e pintamos todas as instalações de preto, exceto os sprinklers, que por norma devem ser vermelhos. A união das cores escuras com a madeira deixou o ambiente mais acolhedor”, comenta a arquiteta Fernanda Neiva.
Já a recepção tradicional foi substituída por um bar com estilo nova-iorquino, trazendo para a Agência BETC a sensação de informalidade solicitada pelos clientes. “A recepção se tornou um local para receber clientes e para realizar confraternizações dos funcionários”, completou a autora.
Todos os ambientes são integrados, pois todo o staff se concentra em uma área única, bastante espaçosa. Isso reduziu a necessidade de divisórias internas e garantiu melhores prazos e custos de obra, deixando a construção econômica.
De acordo com a arquiteta, os pontos fortes do projeto são as áreas abertas, que contribuem para deixar o clima mais descontraído e o espaço menos convencional. O meio do escritório remete a um trem, representado pelas salas enfileiradas e revestidas de miniwave, com bar.
“Aproveitamos a demanda do cliente por pequenas salas de reunião e criamos um vagão de trem com espaços reduzidos que separam a área da recepção/bar da área de trabalho”, explica Neiva sobre o layout da Agência BETC.
Ao invés da iluminação embutida no forro, as arquitetas Fernanda Neiva e Fernanda Palmieri optaram por um grid metálico, onde ficam penduradas diversas luminárias pendentes do tipo industrial.
Os materiais escolhidos para o mobiliário da Agência BETC foram madeira e ferro pintado, para criar um contraste com os acabamentos das paredes e piso. E boa parte dos móveis foi planejada pelo escritório Galeria Arquitetos. “Desenhamos todo o mobiliário, exceto as cadeiras e os sofás. Queríamos um ar descontraído e acolhedor. Uma das premissas foi também fugir do branco, quase sempre presente nos escritórios. As propostas só foram possíveis de serem alcanças por termos desenhado todo o mobiliário fixo com mesas de trabalho, mesas de reuniões, bar, armários etc.”, concluiu a arquiteta.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados