O TPA Prime Office Park foi desenvolvido pelo escritório aflalo/gasperini arquitetos em 2012 e fica localizado na Granja Viana, em São Paulo. “No projeto arquitetônico do empreendimento, seguimos o que os proprietários idealizaram: um edifício que se destacasse na paisagem local, às margens da Rodovia Raposo Tavares”, comenta o arquiteto Roberto Aflalo Filho.
O projeto foi concebido de forma a utilizar todo o potencial construtivo do terreno. Há desníveis dotados de jardins, pátios e passarelas de ligação entre os blocos dos edifícios que conferem leveza e escala humana ao projeto.
“Havia grandes vãos a ser vencidos por passarelas e por partes do edifício. A estrutura dos prédios é em concreto e suas ligações em estrutura metálica – tudo revestido em tijolo. A união entre estes diferentes materiais e os revestimentos gerou algumas soluções um pouco mais complexas nos acabamentos externos”, explica o arquiteto do TPA Prime Office Park.
Trata-se de um edifício com salas comerciais, dois subsolos, área térrea e três pavimentos divididos em três blocos e interligados pelos pavimentos superiores. São 316 unidades, algumas delas duplex. Os blocos são divididos por pátios e jardins, interligados por passarelas metálicas. O projeto possui, ainda, um centro de convenções no subsolo e um café que se localiza em meio a uma das praças.
As fachadas do projeto foram revestidas com tijolos escuros e caixilharias de vidro. Houve a criação de três tipos de módulos de caixilhos que foram aplicados aleatoriamente, a fim de gerar fachadas menos monótonas. O revestimento de tijolos e o ritmo das janelas, que mudam de proporção de forma aleatória, quebram a monotonia das fachadas do TPA Prime Office Park.
“Como característica marcante, podemos notar a horizontalidade e a interligação aérea entre os blocos com vãos de 17 metros, que passam por cima dos jardins e conferem leveza ao conjunto”, declara Aflalo Filho.
Todas as salas comerciais têm janelas voltadas para jardins e pátios. Há também diversas praças e um espelho d´água.
A ideia do escritório era fazer um edifício permeado de verde, horizontal e fragmentado em blocos que fossem interligados na parte superior. Para acomodar o desnível do terreno, criou-se um talude – inclinação na superfície lateral de um aterro – em uma das laterais, que vai sendo absorvido à medida que o terreno sobe. O edifício do TPA Prime Office Park repousa sobre este jardim.
“Há uma diversidade de paisagens entre esses pátios, e o usuário desfruta de uma vista agradável com a implantação das unidades de salas comerciais em meio a jardins”, finaliza o profissional.
Escritório
Termos mais buscados