O escritório RAF Arquitetura assina o projeto de arquitetura do Hospital Pediátrico Pro Criança Cardíaca Jutta Batista, destinado ao público infantil. Construído em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, o edifício une lúdico e tecnologia em prol do atendimento a crianças com problemas cardiológicos.
Um dos autores do projeto, o arquiteto Flávio Kelner explica que o terreno do hospital, situado ao lado do Cemitério São João Batista, foi um desafio de projeto. “Tivemos de implantar o edifício negando uma de suas vistas”, revela. “Os fluxos, a insolação e a setorização, por outro lado, seguiram um roteiro rígido, definido pela medicina”, complementa ele.
Associado ao terreno exíguo, o partido atende a esse contexto urbano específico e às restrições médicas, e consegue distribuir, com precisão, os ambientes definidos em um programa bastante amplo de setores e atividades.
As linhas retas da volumetria contrastam com os materiais de forma equilibrada, proporcionando contemporaneidade ao projeto de interiores do hospital, que é uma instituição sem fins lucrativos e, desde 1996, já cuidou de mais de 24 mil crianças.
“Com a premissa de atender o universo infantil, buscamos trazer o lúdico para os ambientes. A maior preocupação foi humanizar os espaços, trazendo formas e cores alegres, e procurando criar um espaço divertido para os pequenos”, explica Kelner.
Para garantir a flexibilidade de uso dos espaços, os arquitetos adotaram uma malha estrutural que concentra as cargas verticais nos limites da laje, liberando espaço interno para futuras adaptações.
O projeto inclui, também, conceitos de sustentabilidade como coleta de águas pluviais, painéis fotovoltaicos que fornecem energia para consumo nos horários de pico, e fachada com proteção solar.
“Chapas de alumínio composto proporcionam durabilidade e reduzem o custo de manutenção”, conclui o arquiteto, que complementou o fechamento da face norte, mais ensolarada, com brises que reduzem a entrada de luz e calor.
Escritório
Termos mais buscados