A unidade de atendimento do grupo Fleury Medicina e Saúde, localizada no bairro de Alphaville, em São Paulo (SP), foi construída de acordo com os novos padrões de sustentabilidade da rede de laboratórios. O escritório acr ARQUITETURA desenvolveu um projeto arquitetônico inovador alinhado com a saúde.
“Desenvolvemos quase todos os projetos de arquitetura do Fleury Medicina e Saúde, desde 1995. Neste, em particular, trabalhamos em parceria com a EMED Arquitetura. No entanto, o projeto de interiores e o desenho do mobiliário foram feitos exclusivamente pela equipe acr”, explica Antonio Carlos Rodrigues, sócio-diretor da acr ARQUITETURA e um dos autores do projeto.
O conceito do Fleury – Unidade Alphaville é contemporâneo, clean, objetivo e acolhedor. Em sua estrutura de concreto pré-moldado, foram empregados materiais inteligentes de fácil aplicação e remoção, pois eles permitem alterações ágeis sempre que necessário, o que é comum acontecer no setor hospitalar. Foram utilizadas divisórias de gesso acartonado, piso vinil e forros modulares.
“O mais importante é destacar o aspecto sustentável do projeto, que conquistou a certificação LEED Categoria Gold”, lembra o arquiteto.
No quesito sustentabilidade, o telhado verde se destaca. A solução foi implantada no edifício e ajuda na captação das águas pluviais para reúso em lavagem e nos vasos sanitários. Além disso, diversos materiais ecológicos e de rápida renovação, tais como as pastilhas de coco para revestimento de paredes e pisos vinílicos, foram aplicados para melhor aproveitamento dos sistemas.
Rodrigues conta que projetou as fachadas com vidro de alta performance e aplicou brises metálicos para proteção solar.
O projeto de interiores do Fleury – Unidade Alphaville privilegia o aconchego com o emprego de móveis clássicos e sóbrios, que remetem a um ambiente doméstico, confortável e acolhedor. Nas salas de esperas, utilizaram-se pisos vinílicos no padrão madeira. “A equipe acr desenvolveu o design das estantes e dos aparadores, que separam ambientes e também destacam objetos de decoração e arte”, completa o arquiteto.
Nas paredes, fotos vibrantes de natureza do fotógrafo Beto Reginik, em formatos e suportes instigantes e diferentes, dão um toque moderno e agradável.
A unidade conta com os chamados ‘núcleos especiais’. Um deles é o ‘vila da saúde’, espaço dedicado a crianças até 12 anos, com ambientação lúdica e customização com personagens do programa infantil Vila Sésamo.
Outro é o ‘núcleo gestar’, dedicado às gestantes, com salas de ultrassom maiores para receber, além da mulher, toda a família, permitindo à cliente realizar todos os exames correlatos em um só lugar.
“A ideia era viabilizar um design contemporâneo e clean, porém bastante acolhedor”, conclui Rodrigues.
Escritório
Termos mais buscados