Logo Construmarket
Banner

Supermercado Konig

Supermercado Konig
Escritório AC Arquitetura Integrada mescla simplicidade e design contemporâneo no projeto do Supermercado Konig, em Porto Alegre. Imagens: Marcelo Donadussi
Supermercado Konig
Supermercado Konig
Supermercado Konig
Supermercado Konig
Supermercado Konig
Supermercado Konig
Supermercado Konig
Supermercado Konig
Supermercado Konig
Supermercado Konig
Supermercado Konig
Supermercado Konig
Supermercado Konig
Supermercado Konig
Supermercado Konig

Comunicação visual amplia vendas

Texto: Nuri Farias

Criar uma ambientação que proporcionasse aos clientes uma experiência agradável de compras foi o objetivo do escritório AC Arquitetura Integrada ao realizar o projeto deste imóvel em Porto Alegre a fim de garantir sua ocupação pela nova loja do Supermercado Konig.

A obra buscou qualificar a edificação situada ao lado da antiga sede do estabelecimento que é considerado uma referência de vendas na cidade. Os arquitetos contam que a loja anterior tinha uma área útil pequena e um projeto arquitetônico sem atrativos. “A tradição de 30 anos no local, porém, marcava o atendimento e fidelizava os clientes”, explicam os arquitetos Aglaia Cerri, Fernanda Demarco e Gabriel Bachilli, do AC. Manter-se na vizinhança e, assim, preservar a relação com o público foi a principal exigência dos proprietários, e determinou o partido adotado.

Comunicação visual

O projeto combina arquitetura e design de interiores, mas aposta na comunicação visual, que partiu de uma reformulação completa da identidade do Konig. O planejamento da marca, aliás, segue a tendência do varejo que procura se comunicar com o cliente em cada experiência comercial. “Ela influencia o comportamento de compra, cria uma vivência prazerosa, e pode alavancar as vendas”, esclarecem os arquitetos.

Eles adotaram uma linguagem clean, que utiliza elementos mais leves e em menor quantidade, fugindo do padrão brasileiro de supermercados onde predominam imagens para demarcação de setores e excesso de informações. Para o Konig, foi criado um sistema de letras brancas, em caixa alta, que contrastam com a ambientação escura dos espaços.

“A sinalização direcional é definida pelo formato vertical das placas de corredor, que se sobressaem no fundo preto. Toda a papelaria da empresa e até os uniformes dos funcionários seguem a mesma identidade”, explica Marta Aran, da ACMA Communication & Visual Merhandising, também responsável pela programação visual.

Sistema de letras brancas, em caixa alta, contrasta com a ambientação escura dos espaçosFoto: Marcelo Donadussi

Para destacar os produtos disponíveis, o preto foi aplicado em todos os equipamentos e gôndolas, revelando as cores dos rótulos, embalagens, frutas e verduras, entre outros. Linhas simples e outras tonalidades de apoio, como o amarelo e o laranja, complementam a comunicação visual.

Finalizamos as áreas de atendimento com telas de led que informam os clientes sobre promoções e novos produtos, além de divulgar conteúdo como receitas e dicas de preparo”, descrevem os autores.

Layout e estrutura

O layout dos ambientes cria um núcleo de alimentos perecíveis no fundo da loja, reunindo as áreas de hortifrúti, açougue, rotisseria e padaria. Ao lado desse circuito encontra-se a adega com pé-direito duplo e uma vitrine ampla, que combina madeira e aço.

A estrutura do prédio é toda em concreto pré-moldado. Na fachada, além deste fechamento em painéis de concreto, há uma tela metálica amarela que equilibra a insolação na área dos caixas, no mezanino administrativo e na entrada da garagem semienterrada.

“O volume de acesso do estacionamento foi executado em estrutura metálica, o que garantiu o perfeito acabamento da logotipia em backlight. No período da noite, o letreiro destaca-se, e o resultado é ótimo”, salientam os arquitetos.

Escritório

  • Local: RS, Brasil
  • Início do projeto: 2015
  • Conclusão da obra: 2016
  • Área construída: 2.731 m²

Ficha Técnica

Fornecedores desta obra

Veja outros projetos relacionados