Criar uma ambientação que proporcionasse aos clientes uma experiência agradável de compras foi o objetivo do escritório AC Arquitetura Integrada ao realizar o projeto deste imóvel em Porto Alegre a fim de garantir sua ocupação pela nova loja do Supermercado Konig.
A obra buscou qualificar a edificação situada ao lado da antiga sede do estabelecimento que é considerado uma referência de vendas na cidade. Os arquitetos contam que a loja anterior tinha uma área útil pequena e um projeto arquitetônico sem atrativos. “A tradição de 30 anos no local, porém, marcava o atendimento e fidelizava os clientes”, explicam os arquitetos Aglaia Cerri, Fernanda Demarco e Gabriel Bachilli, do AC. Manter-se na vizinhança e, assim, preservar a relação com o público foi a principal exigência dos proprietários, e determinou o partido adotado.
O projeto combina arquitetura e design de interiores, mas aposta na comunicação visual, que partiu de uma reformulação completa da identidade do Konig. O planejamento da marca, aliás, segue a tendência do varejo que procura se comunicar com o cliente em cada experiência comercial. “Ela influencia o comportamento de compra, cria uma vivência prazerosa, e pode alavancar as vendas”, esclarecem os arquitetos.
Eles adotaram uma linguagem clean, que utiliza elementos mais leves e em menor quantidade, fugindo do padrão brasileiro de supermercados onde predominam imagens para demarcação de setores e excesso de informações. Para o Konig, foi criado um sistema de letras brancas, em caixa alta, que contrastam com a ambientação escura dos espaços.
“A sinalização direcional é definida pelo formato vertical das placas de corredor, que se sobressaem no fundo preto. Toda a papelaria da empresa e até os uniformes dos funcionários seguem a mesma identidade”, explica Marta Aran, da ACMA Communication & Visual Merhandising, também responsável pela programação visual.
Para destacar os produtos disponíveis, o preto foi aplicado em todos os equipamentos e gôndolas, revelando as cores dos rótulos, embalagens, frutas e verduras, entre outros. Linhas simples e outras tonalidades de apoio, como o amarelo e o laranja, complementam a comunicação visual.
“Finalizamos as áreas de atendimento com telas de led que informam os clientes sobre promoções e novos produtos, além de divulgar conteúdo como receitas e dicas de preparo”, descrevem os autores.
O layout dos ambientes cria um núcleo de alimentos perecíveis no fundo da loja, reunindo as áreas de hortifrúti, açougue, rotisseria e padaria. Ao lado desse circuito encontra-se a adega com pé-direito duplo e uma vitrine ampla, que combina madeira e aço.
A estrutura do prédio é toda em concreto pré-moldado. Na fachada, além deste fechamento em painéis de concreto, há uma tela metálica amarela que equilibra a insolação na área dos caixas, no mezanino administrativo e na entrada da garagem semienterrada.
“O volume de acesso do estacionamento foi executado em estrutura metálica, o que garantiu o perfeito acabamento da logotipia em backlight. No período da noite, o letreiro destaca-se, e o resultado é ótimo”, salientam os arquitetos.
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