Texto: Naíza Ximenes
A Citrosuco, líder global na produção de suco de laranja concentrado, selecionou o escritório de arquitetura Perkins&Will para expandir seu espaço corporativo na capital paulista. Apesar de a sede da empresa estar em Matão, no interior de São Paulo — onde se encontram as equipes operacionais —, surgiu a necessidade de um espaço estratégico em São Paulo destinado a receber diretores, conselheiros, acionistas e outros executivos.
O novo endereço ocupa uma laje corporativa de 750 metros quadrados e foi projetado como um ambiente dedicado a encontros informais, almoços de comitê gestor e visitantes. Como premissa, o projeto deveria conciliar conforto e privacidade, além de homenagear a história da Citrosuco, desde sua fundação em 2010.
O ponto focal do projeto é uma extensa estante, de 17 metros, que atua como divisória, proporcionando nichos expositivos que recontam momentos significativos da trajetória da empresa.
Carlos Andrigo, Senior Project Designer da Perkins&Will, explica que a organização dos fluxos no espaço foi inspirada nas formas orgânicas da laranjeira. Ao entrar, os visitantes podem escolher entre seguir para a direita, embarcando em uma jornada de recepção e storytelling não convencional, ou para a esquerda, explorando um contexto mais centrado nas pessoas, com áreas de trabalho em equipe e espaços de descompressão.
Um anel de circulação sinuoso percorre todo o escritório, despertando a curiosidade e dividindo o espaço de maneira fluida. Grandes blocos arquitetônicos pontuam o percurso e definem as salas fechadas ao longo do caminho.
As amplas janelas oferecem vistas deslumbrantes para a área verde da Sociedade Hípica Paulista e para o bairro Cidade Jardim, uma paisagem que dialoga harmoniosamente com os tons naturais escolhidos para o design de interiores.
A presença de elementos naturais é outro destaque de todo o projeto. Vegetação na altura das mesas de trabalho, por exemplo, proporciona proximidade das plantas, promovendo o bem-estar diário dos ocupantes.
Canteiros e vasos com folhagens alinham-se aos valores do cliente, desde a entrada até os espaços de trabalho e as salas fechadas. Materiais como madeira e texturas que reproduzem a casca da laranja reforçam essa conexão.
A parceria entre a Perkins&Will e a Citrosuco resultou em um espaço fluido, inspirado na jornada do suco de laranja, que viaja pelo Brasil e pelo mundo.
Essa fluidez é enfatizada pela opção de conectar diferentes volumes, substituindo portas por elementos arquitetônicos que delimitam ambientes. Vidros curvos e paredes de drywall arredondadas contribuem para a sensação de fluxo, enquanto a clareira de laje aparente reproduz a experiência de caminhar por um pomar, destacando-se como uma abertura para o céu.
Confira outros projetos de Perkins&Will:
Escritório
Termos mais buscados