O projeto de reforma da Residência LE cria uma nova imagem e volumetria a partir de uma ação principal: a substituição das telhas de concreto por um novo telhado metálico que atribui maior leveza e horizontalidade à casa. A integração entre os espaços internos e externos foram norteadores nesta solução, bem como a criação de ambientes ortogonais e uniformes, com a eliminação de angulações excessivas pré-existentes. A concepção buscou, a todo tempo, a valorização e emolduração da paisagem. Por AA Arquitetos Associados.
Em novo contexto, o pátio central ganha nova proporção com a demolição de um depósito e adquire um novo uso com seu rebaixamento. As boas qualidades naturais de iluminação, ventilação e a ambiência que este espaço já proporcionava anteriormente são agora amplificadas. A antiga sala de jantar é demolida, dando espaço a um amplo ambiente agora capaz de garantir maior integração com as salas de estar e jantar. Adjacente à nova sala, cria-se uma generosa varanda que passa a ser parte integrante desse grande espaço de convívio.
A cozinha também ganha novo layout, agora contando com uma ilha central, além de passar a ser integrada ao conjunto de salas. Essa integração é garantida pelo uso de portas deslizantes, capazes de conceder privacidade ao espaço quando desejada.
Os dormitórios ganham nova disposição e maior área com a incorporação do terraço e a relocação do corredor interno. Ainda que em uma escala mais privativa, a intervenção nessa porção da casa segue as mesmas premissas de continuidade entre o interno e o externo, permitindo que os quartos tenham relação direta com o jardim.
A piscina e o piso externo ganham novo desenho, eliminando guarda corpos e suavizando o desnível através da criação de uma grande arquibancada e escadas que proporcionam maior integração e diálogo com o novo jardim e a bela vista existente. Ampliam-se os horizontes.
Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:
Casa Ananda, por Stemmer Rodrigues
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados