Depois de um dia estressante de trabalho, os proprietários da M11 House queriam chegar em casa e encontrar um local tranquilo, propício ao relaxamento e ao bem-estar. E foi com isso em mente que eles nortearam o trabalho dos arquitetos do escritório a21 studio.
Projetada em 2008, a morada está localizada na área suburbana da cidade de HoChiMinh, no Vietnã e conta com 150 m² de área construída.
Para chegar ao resultado esperado pelos clientes, os arquitetos recorreram à criação de pequenos pátios verdes e priorizaram a utilização de materiais naturais, como madeira e pedra. A mesa da sala de jantar, por exemplo, foi toda feita de casca de árvores cruas.
“A madeira é utilizada extensivamente em toda a casa, suavizando o piso de concreto e a coluna colossal que domina o seu núcleo. Junto com o cliente escolhemos o tipo de madeira por causa da sua cor brilhante”, comenta o arquiteto Hiep Hoa Nguyen.
A fim de integrar a casa à natureza, o escritório plantou uma árvore junto à sala de estar e jantar. A forma como foi inserida fez com que ela ficasse isolada por causa das janelas de vidro, mas ao mesmo tempo integrada pela transparência do material.
A copa dessa árvore atinge os três andares da casa, sendo possível apreciá-la de todos os ambientes. Além disso, o som de suas folhas se mexendo, por causa da ventilação natural, ecoa pelas paredes, ressoando por cada canto.
O projeto, que durou três anos para ser finalizado, trouxe o minimalismo como palavra de ordem. Esse conceito que preza pelo “menos é mais” guiou a construção e a decoração da casa, daí a presença de poucos móveis nos ambientes e do layout mais clean.
Conheça outros projetos do escritório:
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados