‘Lam’, que em vietnamita significa ‘fuga’, foi o nome escolhido para este café localizado na cidade de Nha Trang (Vietnã). E não poderia ser mais apropriado. Projetado pelo escritório a21 studio, o empreendimento nasceu com a proposta de se tornar um refúgio para a população, um local onde fosse possível não somente aproveitar a bebida local, mas também usufruir do amplo e confortável espaço arquitetônico.
Com 800 m² de terreno, o Lam Café está localizado em uma área residencial, rodeado de belas vistas e vegetação local, como árvores e gramado.
A construção é coberta por um telhado que tem forma de folhas de coco, protegendo os 350 m² de área construída. Seu formato remete aos coqueiros, que são comuns nesta região costeira.
A cobertura contém três camadas: folhas de coco, que é a camada mais baixa; uma camada de ladrilhos, que é a parte média; e, por fim, a última camada feita com redes de pesca. No futuro, ela será revestida com plantas, a fim de se tornar um telhado verde.
Praticamente toda a estrutura é feita de madeira e conta com um design rústico, que conversa com as características locais. Além disso, a construção foi econômica e rápida.
O sistema de persiana de madeira não é apenas um elemento estético, mas também a solução para a construção. A iluminação e a ventilação naturais vêm através desse sistema que traz uma emoção diferente para cada ambiente. Além das persianas, tem a parede de cobogó, feita de concreto, que traz um charme especial para o lugar.
Ao entrar no Lam Café os usuários se deparam com uma bancada na recepção, na cor branca, iluminada por luz de LED.
Na sala de espera, os clientes são acomodados em um longo banco de concreto ou em mesas e assentos feitos com o tronco in natura de árvores. O restaurante possui área interna e externa de alimentação.
Escritório
Termos mais buscados