A cidade de Santander, na Espanha, é conhecida pela longa e curva praia do El Sardinero – um bairro litorâneo famoso pela esplêndida vista panorâmica do mar Cantábrico. É ali que está localizada a Vivienda RC34, antigo sótão de um edifício que se transformou em uma moderna residência com 65 m². A reforma foi assinada pelos arquitetos do Zooco Estudio.
A casa original tinha um programa limitado e antiquado: a entrada era realizada por um hall escuro e que dava acesso ao extenso corredor que unia todos os ambientes. Assim, a estrutura de concreto foi retirada, conferindo à morada uma nova distribuição com espaços interligados e, ao mesmo tempo, independentes.
Essa intervenção gerou ambientes abertos e integrados, que se conectam com a paisagem local. Além disso, recebem iluminação e ventilação naturais que possibilitam a circulação do ar por todos os espaços, mantendo o conforto térmico dentro da casa.
Na entrada da residência está a peça central com ripas de madeira que orienta e articula as áreas social e íntima. Ao cruzar o volume, os moradores têm acesso à suíte principal com closet e, do lado de fora desse elemento, estão as salas de estar e jantar, adega, espaço de trabalho e um terraço livre.
“Os novos espaços são abertos, permitindo a continuidade espacial dos quartos entre si e para o exterior, graças às grandes janelas e o terraço”, conta a equipe de arquitetos do Zooco Estudio.
A harmonia entre a volumetria do mobiliário central e a estrutura de concreto aparente é evidente. O aspecto bruto e rústico das vigas e pilares coexiste com as ripas de carvalho, conferindo personalidade ao projeto.
Os arquitetos buscaram preservar a naturalidade de cada elemento para que eles nunca se misturem e permaneçam independentes em sua natureza. E essas texturas são complementadas com a presença contínua do mar, que pode ser visto de qualquer ambiente da casa.
Veja outras reformas na Galeria da Arquitetura:
Residência Moema PFv, por dt.estudio
Escritório
Termos mais buscados