Ao alugar cinco conjuntos de um edifício comercial localizado em São Paulo, a empresa de tecnologia da informação Via Consulting se viu diante da necessidade de unificá-los. Para tanto, contratou o escritório DMDV Arquitetos, que propôs a derrubada de paredes, tornando tudo parte do mesmo projeto.
“Buscamos criar ambientes abertos, que contribuíssem para união de toda a empresa, mas que ao mesmo tempo trouxessem privacidade para os departamentos com características e funcionalidades específicas”, conta o arquiteto André Dias Dantas.
Com um total de 290 m², o espaço tem pé-direito duplo e diferenciação no revestimento do piso. Uma escada interna e central, fechada e feita com chapa metálica, em formato caracol, foi pintada na cor branca, é ela quem otimizou o espaço, pois além de conectar os pavimentos, traz personalidade para o projeto, virando elemento escultórico.
Divisórias feitas de marcenaria com nichos que abrigam vegetação fazem uma separação sutil das áreas de trabalho. Além de evitar o isolamento total dos ambientes, elas trazem a natureza para dentro da empresa.
Toda a infraestrutura de rede e elétrica foi deixada aparente, expondo seus materiais e percursos. “Usamos o mesmo conceito adotado para a parte estrutural, no qual as vigas e pilares de concreto, previamente revestidos, foram lixados e tratados, evidenciando também o método construtivo”, relata o arquiteto Bruno Bonesso Vitorino.
Como o mezanino, localizado no pavimento superior, foi executado em painel wall, a recomendação era pela utilização de carpete, que, além de ser útil para a absorção de som, reduz bastante o impacto. Assim, os usuários não seriam incomodados pela movimentação dos colaboradores do andar de cima.
A iluminação é 70% direta, para garantir a incidência necessária nas áreas de trabalho, e 30% indireta, destacando a estrutura e toda essa infraestrutura superior.
Toda a extensão do conjunto fica na face norte, que recebe insolação – daí a necessidade de se usar algum tipo de proteção. Os arquitetos optaram por persianas, que protegem do sol, mas que podem ser abertas no final da tarde, convidando os usuários a aproveitar a vista da cidade.
Um dos destaques do projeto da Via Consulting está na possibilidade de interação de toda a equipe, especialmente na copa com apoio para cafés. O espaço acabou virando uma espécie de área de descompressão e convivência, mostra o espírito da empresa e se tornou o coração do projeto. Este lugar, está localizado no centro da empresa, como elemento agregador, e conta com mesas para conversas e reuniões rápidas, um lounge com TV e vídeo game, configurando o espaço de descanso.
As cores que se destacam no projeto são o laranja e o azul - cores do cliente. Para caracterizar o restante da empresa com a marca, o tom laranja se repete no desenho da copa e na tubulação aparente do sprinkler, originalmente nessa cor e que foi mantida.
“O layout em diagonal otimizou a circulação e o espaço interno, viabilizando um maior número de estações de trabalho e possibilitando um melhor aproveitamento do conjunto na organização de seus espaços”, conclui o arquiteto Renato Dalla Marta.
Conheça outros projetos do DMDV Arquitetos:
Escritório
Termos mais buscados