Logo Construmarket
Banner

Thai Mee

Thai Mee
O projeto do restaurante Thai Mee é de autoria do escritório TAO Arquitetos, que buscou explorar o estilo tailandês em terras brasileiras, criando conexão com a culinária típica. Imagens: Celso Chittolina
Thai Mee
Thai Mee
Thai Mee
Thai Mee
Thai Mee
Thai Mee
Thai Mee
Thai Mee
Thai Mee
Thai Mee
Thai Mee
Thai Mee
Thai Mee
Thai Mee
Thai Mee
Thai Mee
Thai Mee
Thai Mee
Thai Mee
Thai Mee
Thai Mee
Thai Mee

Restaurante tailandês em Porto Alegre

Texto: Vitória Oliveira

Localizado em Porto Alegre (RS), o restaurante Thai Mee foi projetado pelo escritório TAO Arquitetos, que atendeu ao pedido do proprietário: projetar um restaurante que deixasse clara sua admiração pela Tailândia.

Com culinária tailandesa, a casa ganhou uma decoração típica e bastante envolvente. O restaurante possui 400 m² de área construída e tem capacidade para até 120 pessoas. Segundo os arquitetos, o proprietário ressaltou a importância de se criar espaços amplos, integrados e acessíveis.

Estilo tailandês

No projeto de interiores do Thai Mee, o escritório explorou o uso de materiais naturais, o que proporcionou modernidade e reforçou o estilo tailandês.

“O objetivo era criar uma identidade própria, e isso nos levou a evitar uma simples reprodução temática, criando ambientes contemporâneos e autorais, baseados na essência do artesanato e na arquitetura vernacular tailandesa”, conta o arquiteto Trajano Silva.

Com o objetivo de trazer um pouco da Tailândia para as terras brasileiras, os arquitetos buscaram revestir as paredes com bambu, já que é um elemento bastante utilizado no país Foto: Celso Chittolina

Os detalhes que remetem à cultura tailandesa estão presentes até na textura dos materiais – a exemplo dos tecidos que revestem as cadeiras e cortinas, produzidos de materiais reciclados com fibras naturais e customizados pelos arquitetos.

Já o bambu que forra as paredes e enquadra as janelas foi escolhido por ser um revestimento característico da Tailândia e por ter bom desempenho em absorção acústica.

O forro do teto do restaurante foi feito com tela soldada, que se assemelha à palha – elemento artesanal muito utilizado nos telhados das residências da Tailândia. “O maior desafio foi criar um forro que amenizasse a sensação de pé-direito baixo em um ambiente amplo, e que servisse de suporte para uma iluminação intimista, não comprometendo a flexibilidade do layout do projeto”, conta Silva.

Para decorar os espaços, quadros com fotos de tribos tailandesas foram expostos, além do jardim com plantas tropicais na área externa do restaurante e das luminárias em latão.

“Escolhemos materiais, preferencialmente, naturais. Ademais, obedecendo as exigências de conforto termoacústico e empregando elementos que se referem ao país que inspirou o projeto”, explica o arquiteto.

Veja outros restaurantes na Galeria da Arquitetura:

Maritimu's OX, por Studio Urbano

MUY, por Mestisso Arquitetura

Tre Bicchiere Jk, por Carbondale

Escritório

  • Local: RS, Brasil
  • Início do projeto: 2017
  • Conclusão da obra: 2017
  • Área construída: 390 m²

Ficha Técnica

Fornecedores desta obra

Veja outros projetos relacionados