Logo Construmarket
Banner

TEOEMP

TEOEMP
Sustentável e moderno, o edifício TEOEMP se destaca no entorno com seus 14 pavimentos corporativos, todos com vista panorâmica para o bairro. Imagens: Daniel Ducci
TEOEMP
TEOEMP
TEOEMP
TEOEMP
TEOEMP
TEOEMP
TEOEMP
TEOEMP
TEOEMP
TEOEMP

Curvas em evidência

Texto: Ana Marquez

Convidado a desenvolver o projeto arquitetônico do edifício corporativo TEOEMP, o escritório aflalo/gasperini arquitetos precisava criar uma arquitetura diferenciada, com foco em sustentabilidade e cujo design se destacasse na região de Pinheiros, em São Paulo.

“Seguimos o estilo contemporâneo, com pluralidade e identidade forte o suficiente para se destacar no entorno”, comenta o arquiteto Felipe Aflalo.

Destaque sofisticado

Uma das inspirações para o projeto foi o fato de o terreno estar situado no ponto de encontro de duas grandes avenidas, permitindo ao escritório explorar a curvatura do edifício. “A ideia de trabalharmos com uma planta em L e unir com uma pele curva criou um atrium central e resultou no maior diferencial deste projeto”, explica a arquiteta Grazzieli Gomes Rocha.

Na fachada principal e nas fachadas laterais, os arquitetos trabalharam com três tipos diferentes de texturas e formas de vidro, alguns reflexivos e outros serigrafados, para trazer a sensação de movimento. Na parte da frente e no terraço foram colocados brises metálicos. Os materiais foram definidos em função de visibilidade e incidência solar.

Na recepção os arquitetos usaram aço corten Foto: Daniel Ducci

A pele de vidro de alta eficiência ameniza o impacto da luz do sol. Além disso, a criação do átrio central, por meio da pele curva, funciona como um elemento de sombreamento. A planta em L permitiu uma divisão do edifício em dois conjuntos, mas, ao mesmo tempo, tem uma integração completa na laje, o transformando em um só complexo.

O TEOEMP conta com 14 pavimentos corporativos, com aproximadamente 960 m² de área, todos com vista panorâmica para o bairro.

Interior em harmonia com o exterior

O hall de entrada dialoga com a fachada do edifício. “Trabalhamos com uma pele de vidro mais transparente, também curva e afastada em relação à projeção, possibilitando que a integração seja de dentro para fora”, conta Aflalo.

“Trouxemos o aço corten da marquise para o painel da recepção e forro do hall dos elevadores; com isso, o projeto ganhou elegância”, relata Rocha.

O TEOEMP conta ainda com soluções tecnológicas para o sistema de automação e sustentabilidade, como economia de energia e reutilização de águas cinzas.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2009
  • Conclusão da obra: 2015
  • Área do terreno: 3.230 m²
  • Área construída: 27.126 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados