O Tablao, Tapas y Restaurante é um restaurante de culinária espanhola, que está localizado no bairro Tribeca, em Nova York (EUA). Como não poderia deixar de ser, o escritório Studium Saut Arte & Interiores aproveitou a riqueza da cultura da Espanha como fonte de inspiração para o projeto de interiores do estabelecimento. Com muitas cores quentes e vibrantes, sobram referências ao movimento do Flamenco, à textura da roupa dos toureiros e aos traços de consagrados artistas espanhóis, como Pablo Picasso, Miró, Salvador Dalí e Antoni Gaudí.
De acordo com a arquiteta Eduarda Hartman, no local onde o Tablao está inserido já funcionava um restaurante, então as intervenções foram mais estéticas do que estruturais. Dessa forma, a proposta para o novo estabelecimento consistia em criar um design diferenciado, compatível com o nobre bairro nova-iorquino e com seu público-alvo, jovem e informal.
Assim, a inspiração para o projeto veio da própria cultura espanhola – a princípio feita de uma maneira mais folclórica, com a abordagem do modo de viver. “O objetivo foi captar essas informações, transformando-as em um produto estético e funcional que mostra tanto a força da cultura quanto da culinária do país”, revela Hartman.
Os elementos da cultura espanhola saltam aos olhos dos clientes do Tablao e até mesmo dos pedestres que passam em frente. Isso acontece porque o restaurante parece invadir e colorir parte da calçada, convidando os transeuntes a entrar. Através da imponente porta de madeira e vidro – que foi mantida da estrutura anterior –, é possível notar o uso de uma paleta de cores intensas, como o rosa-pink e o amarelo, lembrando a roupa dos toureiros. Essa atmosfera multicolorida também faz referência às obras de Picasso, Miró e Salvador Dali, assim como à arquitetura de Antoni Gaudí.
Ainda foram utilizados revestimentos de tecidos com textura estonada em pele sintética da grife internacional Designers Guild, além de couros, linhos e palhas naturais. Esses elementos remetem ao volume e ao movimento dos dançarinos de Flamenco e até mesmo à rica vestimenta dos toureiros, que fica evidente num papel de parede todo negro com pedrarias.
Outro destaque do projeto são os pilares, que originalmente eram quadrangulares mas foram transformados em cilíndricos e revestidos em madeira ebanizada. “Entre um pilar e outro, construímos arcos que os ligaram. Dessa forma, o que parecia um elemento estrutural, tornou-se um recurso decorativo”, afirma.
Segundo Hartman, algumas condicionantes do local deveriam ser respeitadas, como as saídas de insuflamento do ar-condicionado central e dos sprinklers. Para enfeitar o teto, sem atrapalhar o funcionamento desses dois sistemas, foram utilizadas travessas de madeira apoiadas umas sobre as outras aleatoriamente.
Oposta ao bar, surge uma extensa parede de tijolos de demolição, que era original do local e foi mantida, assim como as pedras existentes abaixo do balcão. Não somente ali, mas em todo o restaurante, a iluminação indireta de baixa intensidade, amarelada e com alguns pontos de luz cênica, destaca esses materiais e elementos, criando um clima de taberna.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados